Em 1808, com a chegada da família real portuguesa, foi fundado a primeira faculdade de Medicina no país.Assim, ao longo da história houve avanços significativos para o bem-estar dos cidadãos.Apesar disso, atualmente a saúde pública, com Sistema Único de Saúde (SUS) há deficiência, (Melhore a construção de sentido) com a falta de investimento governamental, porém ainda abrange a maior parte de brasileiros . (Melhore a construção de sentido. Apresente a tese)
(Boa estratégia coesiva) É importante abordar,primeiramente (Vírgula) que a Constituição Federal (Vírgula) do ano de 1888 (Vírgula) assegura os direitos fundamentais para a sobrevivência de toda população (Desenvolva essa ideia com mais clareza).Todavia, para o Sistema Único de Saúde (SUS) a falta de investimento é o maior pilar para falha na área (Desenvolva essa discussão).De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), (Problemas na construção de sentido) realizado em 2018 (Vírgula) aponta que 2,94% do Produto Interno Bruto (PIB) é destinado a gastos na saúde ao invés de 10%, considerado abaixo do ideal, por não possuir possui suporte financeiro adequado.Por consequente, reflete nos profissionais e formas de trabalho. Dessa forma, o brasileiro fica sem amparo. (Melhore a apresentação das discussões. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, o Sistema Único de Saúde é para todos, uma vez que possui priníipio de atender indivíduos independente de raça, religião ou sexualidade. Segundo o Ministério da Saúde, o SUS atende 190 milhões de pessoas, sendo que 80% depende exclusivamente para qualquer atendimento de saúde. Portanto,muitos cidadãos dependem disso para sobreviver. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, para que haja menor deficiência, o governo (Boa. Apresenta o agente) deveria realizar maiores investimentos na saúde pública através de melhor estrutura hospitalar, melhores equipamentos de trabalho, álem além de recursos. Ressaltar também a eficiência no sistema médico.Assim, é um bem para toda população. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção com mais clareza)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |