O porquê do muro - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 23/05/2009

Status:

Corrigida
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Muros na antiguidade foram construídos para defenderem territórios. A História nos relata a existência de vários muros, entre eles os mais célebres são a muralha da China e o muro de Berlim. Não tão distante do propósito inicial dos grandes muros, o governo do Rio de Janeiro começa a construir "A Grande Muralha do Rio de Janeiro" cujo objetivo é impedir o crescimento no número de construções nas favelas de morros que são áreas de preservação ambiental, o orçamento da construção é de R$ 40 milhões.

Sem dúvida alguma a devastação da Mata Atlântica deve ser contida, pois contamos com apenas 15% da vegetação original que estar sendo explorada irracionalmente desde a chegada dos portugueses ao Brasil, são perdas irreparáveis, muitas espécies animais e vegetais foram extintas e existem tantas outras que correm o risco de extinção, não podemos compactuar com a intensificação da exploração irracional da floresta.
          Possivelmente a euforia gerada e o posicionamento contrário a construção do muro é embasada na representação que o mesmo tem perante a sociedade, muros podem passar a ideia de separação, prisão, isolamento e exclusão. Mas o objetivo é o mesmo das grandes muralhas que foram edificadas ao longo da história, proteger, cuidar, zelar e preservar.

Não se trata de proteger somente a Mata Atlântica, o que é uma boa causa, mas também cuidar dessas favelas, que crescem desordenadamente com a omissão do governo, sem infraestrutura básico, não possuem sistemas de esgoto, iluminação pública adequada, a violência e a ação paramilitar são constantes (,) o que impede a implantação de escolas e hospitais nesses lugares, é necessário sim a contenção do crescimento desenfreado das favelas para que nasça a cidadania,mas o governo tem que cuidar do desenvolvimento desta também e que seja positivo.

Comentários do corretor


1:  Boa introdução, contudo, a informação sobre o orçamento ficou deslocada. Procure inseri-la em outro contexto ou apresentá-la após ponto final.

2: Fique atento à ortografia. Escrever bem também implica em escrever corretamente. Esse tipo de erro pode ser evitado com uma releitura do texto antes de entregá-lo.

3: Cuidado com a pontuação do seu texto. A vírgula que está entre parênteses deveria ser adicionada e as demais vírgulas grifadas deveriam desaparecer, dando lugar ao ponto final que introduz uma nova ideia. Preste atenção para não se estender demais no raciocínio e esquecer da forma do texto.

4: Novamente um erro que poderia ser evitado com a releitura do texto. Verifique sempre a concordância nominal de sua redação, pois ela é peça fundamental para uma boa escrita e também para promover a compreensão das ideias expostas.

5: Perceba que você está desencadeando um raciocínio em sequência. Sendo assim, o que vale para o primeiro item vale para os demais, de modo que sigam o mesmo pensamento. O seu texto deveria ser assim " sem infraestrutura básica, sistemas de esgoto e iluminação pública adequada."

6: Tente caprichar mais na conclusão do seu texto. Não a inicie com a expressão "é necessário sim", mas com uma expressão que indique o fechamento das suas ideias. Tente: " Tendo em vista os motivos levantados, fica evidente que o muro é necessário para conter o crescimento desenfreado das favelas."
   Como o término do seu texto se dá de maneira brusca, prejudicando a conclusão, tente continuar assim: "Dessa maneira o governo pode contribuir de maneira positiva para que a cidadania nasça nesses lugares."

Avaliação Geral: Você é bastante articulado, escreve bem e tem boa noção sobre o tema proposto. Precisa apenas ficar atento para não prejudicar sua redação com pequenos erros, como a grafia e a concordância, que podem ser evitados com uma releitura. Procure estudar mais um pouco sobre pontuação, pois é o ponto que você é mais deficiente em seu texto. Do mais, continue escrevendo e praticando que esses erros vão desaparecendo.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente