Os desafios do Sistema Único de Saúde brasileiro - Banco de redações


SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

Enviada em: 10/06/2020

Status:

Corrigida
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Nascido junto a Constituição Federal (Vírgula) de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, o SUS, Sistema Único de Saúde, veio para garantir a todos os cidadãos brasileiros o direito fundamental ao acesso aos serviços gratuitos e de qualidade na promoção, proteção e recuperação da saúde. (Não apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Atender, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, aos 210 milhões de brasileiros e a todos os cidadãos que estiverem em território nacional é o principal desafio do SUS e compreende seu princípio doutrinário da universalidade. Antes, o INAMPS, Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, atendia somente trabalhadores de carteira assinada e seus dependentes mediante desconto em folha de pagamento. (Não compreende a estrutura do texto. Delimite e articule as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Outro grande desafio do SUS é a oferta ao cidadão ao acesso a todos os níveis de tratamento: o princípio doutrinário da integralidade. Lembre-se que o SUS atua na prevenção (Reformule essa ideia), como em campanhas de vacinação, na urgência e emergência, assistência farmacêutica com a dispensação de medicamentos, vigilância sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador. (Discussão superficial)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Observa-se que em outros países, como os Estados Unidos, o seguro saúde é pago e restrito. Exemplo vivido pela personagem Meredith, na décima sexta temporada de Grey’s Anatomy, médica que responde judicialmente pela fraude no seguro saúde quando tenta salvar a vida de uma criança trocando o nome da criança pelo de sua filha. (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar esses desafios. Para tanto, é imprescindível fazer chegar atendimento as comunidades ribeirinhas e tribos indígenas através de embarcações de assistência hospitalar da Marinha brasileira e agentes do exército com profissionais de apoio a postos de saúde fixos nessas regiões. Aprimorar, junto ao Ministério da Saúde e universidades federais, programas de incentivo ao retorno e permanência de profissionais de saúde em áreas afastadas. (Ideias fragmentadas) Assim como, (Sem vírgula) incentivar a manutenção de instituições e equipamentos hospitalares através do aumento da porcentagem da verba de repasse de estados, municípios e governo federal para políticas de saúde, para tratamento nas regiões interioranas, de modo a não comprometer o tratamento de alta complexidade e não onerar e sobrecarregar os hospitais de grandes metrópoles. 

(Não compreende a estrutura do texto) Enfim, haverá o caminho da equidade para estabelecer que o SUS, um sistema tão amplo, não seja desigual, parafraseando Aristóteles, a pior forma de desigualdade é fazer duas coisas diferentes iguais. 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200