Segundo o ministro, (Sem vírgula) Luis Henrique Mandetta,"Brasil terá um colapso na saúde no final de abril deste ano, por conta do novo coronavírus". Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS), se torna indispensável pois a maior parte dos infectados , (Sem vírgula) dependem exclusivamente desse sistema. (Desenvolve de maneira tangencial. Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Visto que essa é uma das maiores pandemias já vista nesse século, o órgão (SUS), (Sem vírgula) se torna indispensável. Mesmo com um sistema de saúde gratuito, para pessoas que não dispõem de um plano de saúde, muitas optam por instituições privadas, pois com uti UTI (Desenvolva a sigla) e medicamentos limitados, pacientes em zona de risco se veem vulneráveis diante dessa crise. (Abordagem superficial. Não desenvolve de acordo com o tema)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Com 162 milhões de brasileiros dependendo exclusivamente do SUS, o governo se ver vê pressionado a criar novas medidas para combater esse vírus. Com o números de casos aumentando diariamente a demanda por novos postos de atendimento e testes para diagnostica diagnosticar a doença, (Sem vírgula) se torna essencial, pois quanto mais rápido é identificado o vírus, mais chances a pessoa tem de ser curada. (Desenvolvimento tangencial)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Assim (Vírgula) o governo (Boa. Apresenta o agente), através do Ministério da Saúde, deve busca recursos e infraestrutura para atender as necessidades das pessoas infectados por covid 19, e incentivar e apoiar pesquisas que estão sendo feitas para desenvolver a cura para essa doença, tanto no Brasil quanto no mundo. (A proposta de intervenção precisa ser mais explorada)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |