O SUS e a esfera de prevenção - Banco de redações


SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

Enviada em: 10/06/2020

Status:

Corrigida
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A saúde é um direito de todos os indivíduos (Vírgula) segundo a Constituição Federal brasileira (Vírgula) de 1988, (Use o ponto final para evitar períodos longos e melhorar a coesão textual) esta obrigação de prestação do Estado é abrangida no conceito do Sistema Único de Saúde (SUS) que atua dentro das esferas de prevenção, tratamento e reabilitação da doença. Essa atuação abarca desde a educação sobre elementos que podem interferir na saúde, como por exemplo educação no trânsito (Reveja se essa ideia se aplica, de fato), até a realização de cirurgias de maior complexidade. O atendimento do SUS é universal, ou seja, pode ser acessado por qualquer pessoa, e deve ser prestado de forma igualitária e integral. (Não apresenta a tese)

(Melhore a coesão textual) Por ser um sistema amplo (Vírgula) o SUS enfrenta diversos desafios. A esfera do tratamento é alvo de diversas críticas (Vírgula) pois esta atrelada diretamente ao uso de hospitais públicos, quem acessa hospitais geralmente se depara com a demora para o atendimento que pode ser ocasionada pela superlotação. No entanto não se deve atribuir a superlotação à esfera de tratamento, e sim à de prevenção, pois umas das maiores causas de ingresso nos hospitais se dá por causas externas como acidentes de trânsito (Reveja esse recorte temático), esse elevado índice pode ser decorrente da falha no que diz respeito à educação no trânsito (Vírgula) que é parte integrante da prevenção para saúde. (Reestruture as discussões apresentadas e desenvolva de acordo com o tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Outro desafio encontrado esta na atenção básica, (Use o ponto final para evitar períodos longos e melhorar a coesão textual) apesar de os postos de saúde terem potencial para ser um elemento diferencial(Vírgula) no que diz respeito à prevenção, parecem ser subestimados tanto pela população (Vírgula) que muitas vezes deixa de utilizá-los por sua situação precária (Vírgula) quanto pelo governo que não destina recursos suficientes, deixando-os em situação precária (Explore mais essa discussão). Na atenção básica são oferecidos tratamentos para doenças que muitas vezes podem ser controladas de forma crônica. Esse tratamento tem baixo custo para o governo quando comparado as consequências que (Melhore a construção de sentido) não tratá-los pode gerar. (Melhore o encadeamento textual. Delimite e explore mais as discussões)

(Melhore a coesão textual) O SUS encontra então diversos problemas na esfera de prevenção a doença, logo para diminuí-los deve-se aumentar o investimento na educação para saúde na busca por reduzir a procura por leitos hospitalares (Vírgula) decorrente de atitudes negligentes (Vírgula) e também direcionar mais recursos para a atenção básica (Vírgula) objetivando melhorar o atendimento a quem procura tatamento inical para não agravar uma situação que poderia ser previnida. (Esboço de proposta de intervenção. Reformule)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais exploradas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200