“Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são”. O trecho do escritor Mario de Andrade, apesar de publicado em 1928, ainda é atual, visto que reflete a situação da saúde pública no Brasil. Diante disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma importante forma de garantir atendimento a toda população, mas tem desafios a transpor, como falta de capital e má gestão (Boa. Apresenta a tese). Por conseguinte, ações do Governo Federal e da sociedade civil são necessárias.
(Boa estratégia coesiva) A priori, é de responsabilidade do Governo Federal garantir, por meio de investimentos, que o acesso ao SUS seja uma realidade de todos. Isso porque o Sistema Único de Saúde é um direito de toda a população, como assegurado nos Princípios do SUS, (Melhore a coesão textual) porém devido à falta de estruturas hospitalares adequadas parte da população fica sem acesso a esse sistema. Nesse ponto, os indivíduos que não têm acesso a esse direito sofrem a violência simbólica (Melhore a apresentação dessa discussão). Esse termo (Problemas de retomada de ideias. Melhore a construção de sentido) do sociólogo Pierre Bourdieu refere-se à violência exercida sem coação física, mas que causa danos psicológicos e morais incorrigíveis. Logo, é substancial que o Governo Federal invista nesse sistema. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a sociedade civil deve cobrar uma gestão eficiente do Ministério da Saúde em relação ao SUS, visto que a má gestão é um desafio para essa importante parte da saúde pública (Boa. Retoma a tese). Nesse sentido, o excesso de burocracia desnecessária (Melhore a apresentação dessa ideia) aumenta ainda mais as filas do Sistema Único de Saúde e, segundo dados da Comissão de Saúde da Assembleia do Mato Grosso, o tempo médio de espera nessas filas ultrapassa um ano. Portanto, é evidente que o Ministério da Saúde deve gerir competentemente o SUS. (Discussão superficial. Delimite e explore mais as ideias apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, medidas são necessárias para que os desafios do SUS, importante sistema da saúde pública, sejam ultrapassados. Para isso, o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) deve recalcular o piso constitucional da saúde de maneira que a verba destinada nunca retroceda em relação ao ano anterior. Essa verba deve ser utilizada para adquirir e aperfeiçoar a infraestrutura hospitalar, além de manter profissionais capacitados no atendimento. Ademais, o Ministério da Saúde deve diminuir a burocracia para atendimento por meio da exigência de menos documentos e, assim, diminuir as filas (Boa. Apresenta meio e modo). Tudo isso com a finalidade de enfrentar os desafios do Sistema Único de Saúde e, dessa maneira, diminuir as “saúvas” (Vírgula) como afirmou Mario de Andrade.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas pouco exploradas. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |