"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". De maneira análoga ao trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, é possível estabelecer uma relação entre as pedras no caminho e os desafios da saúde pública no Brasil (Explore mais essa informação na introdução). Dessa forma, procura-se entender de que maneira a omissão governamental e a corrupção contribuem para o agravamento da problemática. (Boa. Apresenta a tese)
(Melhore a coesão textual) Sob esse viés, é lícido postular a omissão governamental (Boa. Retoma a tese no desenvolvimento) como impulsionadora desse revés. Embora, (Sem vírgula) a Constituição Brasileira (Vírgula) de 1988 (Vírgula) garanta a saúde como direito básico, isso não ocorre (Cuidado com esse tipo de afirmação. Reestruture essa ideia). O governo não investe na saúde (Reelabore essa ideia), essa lógica é comprovada pela precariedade dos hospitais públicos, (Sem vírgula) no que tange a falta de materiais, leitos e profissionais. Logo, tal fator contribui para a superlotação e o atendimento precário. (As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator a salientar é a corrupção (Boa. Retoma a tese). São várias as ocorrências de desvios de dinheiro que deveriam ser utilizados para melhorar a infraestrutura dos hospitais. O resultado é um atendimento fragilizado e sem qualidade, pois, faltam os equipamentos necessários. (Discussão pouco explorada. Reformule)
(Boa estratégia coesiva) Observa-se, portanto, a necessidade de combater tal desafio. Sugere-se que o governo, na figura do Ministério da Saúde, instituam políticas públicas que visem o aumento de profissionais da saúde nos hospitais, por meio do direcionamento de verbas para que seja agilizado o atendimento da população (Boa. Detalha a proposta). Somente assim, os desafios da saúde pública poderá ser mitigada no âmbito social, e o país poderá evoluir, pois consoante ao pensamento do escritor irlandês George Shaw, é impossível progredir sem mudanças (Use aspas para demarcar uma citação).
Comentários do corretor
É evidente que você entende a estrutura do texto, só faltou explorar mais as discussões. Exercite a escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |