No século XVIII, as Santas Casas de Misericórdia, administradas pelos religiosos, disponibilizavam assistência médica gratuita, de forma caridosa, aos necessitados desses serviços que não possuíssem recursos financeiros para pagar por eles. A partir desse contexto, é importante perceber que, na contemporaneidade, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem desempenhado, porém não mais com o viés da caridade de outrora, tal papel (Melhore a coesão textual). Com base nisso, é imprescindível entender a importância desse sistema para a população brasileira e qual a origem das dificuldades no seu desenvolvimento. (Não apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) É necessário compreender, inicialmente, que a saúde no Brasil passou a ser oferecida de maneira gratuita, (Sem vírgula) somente a partir da metade do século XX. Isto aconteceu em decorrência da efetiva participação por parte da sociedade brasileira, (haja vista ter participado da 8º Conferência Nacional Brasileira de 1986 (Vírgula) em Brasília), no processo de construção das diretrizes e bases do que viria a se tornar a saúde pública brasileira com a implantação do SUS consolidada pela Constituição Federal de 1988 (Evite esse tipo de construção. Reestruture a discussão). Vale ressaltar que o Art. 196/CF/1988 preconiza a garantia de saúde para todos e dever do Estado nessa prestação, não importando classe socioeconômica. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Não obstante as positividades apresentadas, observa-se , ainda, a problemática no que se trata das dificuldades enfrentadas, quando da prestação do serviço, tanto pelos profissionais da saúde quanto pelos que o procuram. É notório que grande parte dos transtornos ocorridos, no desempenho da prestação do serviço, ocorre devido à falta de recursos humanos e materiais suficientes para atender a todos de maneira satisfatória, posto que muitos pacientes ficam sem atendimento, provocando, evidentemente, desrespeito ao princípio da Universalidade inserido na Carta Magna e na Lei 8.080 de 1990 (Vírgula) a qual regulamenta o funcionamento do SUS. (Argumentação expositiva. Explore mais as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Logo, é fundamental que o governo federal, representado pelo Ministério da Saúde, libere recursos financeiros suficientes aos demais Entes Federados para que estes invistam na contratação de profissionais e na compra de material para o atendimento na área da saúde. Dessa forma, acredita-se que os efeitos negativos, gerados pelas dificuldades decorrentes da falta de investimentos suficientes, serão amenizados e a todos os envolvidos na situação será proporcionada uma maior satisfação no desempenho de suas atividades e no recebimento desses serviços.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto a abordagem está superficial. Reestruture as ideias e elabore um projeto de texto para melhorar a progressão das discussões. Não deixe de exercitar a escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |