No século XVIII, as santas casas de misericórdia, administradas pelos religiosos, prestavam assistência médica gratuita, em forma de caridade, aos necessitados que não possuíssem condições financeiras para pagá-las. (Melhore o encadeamento textual) É notório que o SUS (Sistema Único de Saúde Pública) tem desempenhado tal papel na contemporaneidade. Dessa forma, é válido analisar o que ele representa para a população brasileira e quais suas dificuldades para que se desenvolva de maneira mais eficaz. (Apresente a tese)
(Boa estratégia coesiva) Observa-se, inicialmente, que foi a partir da metade do século XX, (Sem vírgula) que a saúde no Brasil passou a ser oferecida gratuitamente, deixando de lado o viés da caridade. Tal fato ocorreu devido à participação da sociedade civil no processo de construção do que veio a se tornar a saúde pública brasileira com a implantação do SUS (Evite uma argumentação expositiva). Vale ressaltar, (Sem vírgula) que esse modelo de atendimento é garantido pela CF/1988 (Vírgula) em seu Art. 196 (Vírgula) em que garante a saúde para todos e o dever do Estado nessa prestação. Prova disso é que, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 151 milhões de brasileiros são atendidos pelo SUS gratuitamente, corroborando assim os benefícios prestados à sociedade brasileira (Explore mais essa discussão) não importando sua classe socioeconômica.
(Boa estratégia coesiva) Porém, apesar das positividades apresentadas, são indiscutíveis as dificuldades enfrentadas no cotidiano tanto dos profissionais quanto dos usuários que procuram esse serviço. Isso acontece devido à falta de profissionais suficientes na área da saúde, de remédios para os pacientes, sobretudo os com doenças terminais como câncer, além de outras (Reestruture e explore mais essa discussão). Dessa forma, tem-se filas enormes à espera de tratamento, além do estresse sofrido pelos que estão envolvidos na situação, conforme tem sido exibido pelo Jornal Nacional em suas reportagens por todo o período de 2019 e 2020. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, percebe-se a necessidade de que o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, libere recursos financeiros suficientes aos Estados da federação, para que estes, em parceria com as suas respectivas secretárias de saúde, possam contratar profissionais nessa área, além de investir nas compras de material básico e no financiamento dos tratamentos de pacientes graves em tempo hábil a salvar vidas. Dessa forma, será possível amenizar os efeitos negativos sofridos pelos usuários desse sistema, proporcionando maior satisfação tanto aos que desempenham suas atividades quanto àqueles que buscam atendimento, e assim será construída uma sociedade de bem estar para todos.
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento precisam ser mais exploradas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |