O precário estado do SUS no BRASIL - Banco de redações


SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

Enviada em: 10/06/2020

Status:

Corrigida
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“ Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são !”. A frase anterior , retirada do livro Macunaíma (Vírgula) de Mário de Andrade , faz menção ao precário estado da saúde no Brasil. Posto isso, é importante ressaltar que o Sistema de Saúde Pública (SUS) do país , apesar de ser de grande importância , ainda encontra obstáculos, tais como falta de recursos e profissionais , para oferecer um atendimento de qualidade (Boa. Apresenta a tese). Assim , a falta de médicos e vagas nos hospitais públicos ainda é um problema . Além disso , a demora no atendimento , no acesso à medicamentos e exames , devem ser resolvidos para tornar o sistema mais eficaz. (Melhore o encadeamento textual)

(Boa estratégia coesiva) A priori, as esferas governamentais devem direcionar ao SUS maiores investimentos , com o objetivo de solucionar o problema da falta de recursos e profissionais. Por consequência, as barreiras que impedem o progresso do sistema seriam derrubadas e o país proporcionaria a sua população um bom atendimento. Caso contrário , o atendimento continuará precário com superlotações de hospitais , falta de ferramentas de trabalho eficazes e profissionais das diversas área da medicina. A título de exemplo, em meio a pandemia de coronavírus , médicos e enfermeiros de vários estados do país denunciam a falta de equipamentos de proteção individual – EPIS – que são de extrema importância para o bem desses trabalhadores que estão na linha de frente . Logo, é substancial que o Governo solucione a questão. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e apresente os argumentos)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a demora no atendimento também é de extrema importância e se torna um desafio para essa ferramenta que é o SUS no Brasil. Dessa forma , é importante deixar claro que o atendimento a população deve ser imediato, tendo em vista que o bem-estar do povo deve ser prioridade para o sistema. Entretanto, não é o que se observa hoje, pois, muitas pessoas esperam até messes para conseguirem ser atendidas, tanto nas consultas quanto no recebimento de medicamentos (Discussões superficiais). Tendo em vista esse pensamento, a Constituição Federal assegura (Vírgula) no artigo 196 (Vírgula) que a saúde é direito de todos e o Estado deve garantir esse recurso. Portanto, cabe as autoridades que regem o país fazer valer a lei. (Não compreende a estrutura do texto. Delimite e explore os argumentos)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, o SUS ainda precisa ser aprimorado , (Sem vírgula) pois , (Sem vírgula) possui vários problemas que abalam a importante ferramenta de saúde do Brasil. Com isso , o Ministério da Saúde (Vírgula) em conjunto com as Secretarias de Estaduais de Saúde (Vírgula) devem fazer um balanço dos problemas e das necessidades a serem solucionadas. Por conseguinte, os estados irão disponibilizar para o Governo as necessidades e ambos atuando em conjunto proporcionarão maiores investimentos em hospitais, disponibilidade de leitos, profissionais das diversas áreas da medicina, medicamentos irão resolver a questão em pauta (Melhore a construção de sentido). Enfim , com o fito de derrubar as barreiras que impedem o bom atendimento do Sistema de Saúde pública do país , tais medidas serão solucionadas e a frase de Mário de Andrade se tornará inválida. 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem expositiva. Exercite a escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200