A série ''Sob pressão'' trata de uma realidade vivida no Brasil (Desenvolva essa ideia). Muitos trabalhadores da área da saúde lutam diariamente contra a burocracia e falta de verba nos hospitais. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e apresente a tese)
O Sistema Único de Saúde (SUS) é de extrema importância para os brasileiros, visando que, segundo o Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil é o sétimo país com mais desigualdade no mundo. Portanto, é fundamental ter um sistema de saúde pública nessas condições para atender os diferentes tipos de classes. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Apesar da importância dos SUS para o Brasil, ele detém vários problemas, dentre eles, a burocracia. A burocracia é um impasse, pois quando é investido em uma determinada área, mesmo que não tenha uso esse dinheiro, é complicado para aplicar no SUS, por exemplo (Reestruture essa ideia para melhorar a construção de sentido). Outro empecilho encontrado é o baixo capital aplicado no SUS. (As ideias apresentadas precisam ser exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver os impasses. O Ministério da Saúde (Boa. Apresenta o agente) deve deixar o processo de repasse menos burocrático, por meio de projeto de lei entregue a Câmara de Deputados (Faça o detalhamento dessa proposta). Com o intuito de melhorar o atendimento nos hospitais, ter mais medicações e realizar mais cirurgias, o Ministério da Saúde (Vírgula) junto com o Ministério da Fazenda (Vírgula) devem liberar mais investimentos (Especifique-os) para a saúde pública. Dessa forma, espera-se que o serviço prestado pelo SUS seja mais satisfatório.
Comentários do corretor
As discussões foram abordadas de modo limitado. Delimite e articule os argumentos. Apresente a tes. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |