Promulgada pela ONU (Desenvolva a sigla) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social (dentre outros). Conquanto, alguns dos desafios enfrentados cotidianamente pelo SUS (Desenvolva a sigla) impossibilitam que parte da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, tais desafios (Cite-os) devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada. (Não apresenta a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A saúde é um dos fatores principais no desenvolvimento de um país. Hodiernamente (Evite clichês), ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de saúde eficiente (Reestruture essa discussão). Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nos desafios enfrentados pela saúde pública brasileira. Diante do exposto, urge repensar os investimentos públicos em saúde no Brasil. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Faz-se mister, ainda, salientar a presença ou falta de unidades de atendimento em dadas regiões brasileiras (Especifique-os) como impulso, ao mesmo tempo, dos desafios que o SUS enfrenta e da importância de sua existência. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Diante de tal contexto, governantes precisam romper a barreira que os tranca em Brasília e solidificar as relações com o povo brasileiro, a fim de descortinarem a visão de Brasil e de saúde brasileira que possuem, provavelmente formada por aquilo que a mídia revela. (Argumentação expositiva. Melhore a progressão de ideias)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Ministério da Saúde (Boa. Apresenta o agente), bem como as Secretarias de Saúde estaduais e municipais, e seus agentes, se entrelacem formando (Evite o gerundismo) um só corpo, sólido e conciso, capaz de unificar as verbas públicas oriundas de seus respectivos níveis hierárquicos na evolução e manutenção do atendimento de saúde gratuito. Essa articulação extingue as esferas municipais, estaduais e federais em nome de um Sistema Único de Saúde, de fato, (Reformule) capaz de construir os hospitais e unidades necessárias, deslocar médicos e enfermeiros quando necessário, ampliar o número de ambulâncias, criar e reger uma plataforma online de acompanhamento médico dos pacientes, melhorar o atendimento médico por videoconferência em comunidades isoladas, dentre outras ações, confluindo num caixa maior, com maior número de profissionais e relações mais estreitas e integradas da rede SUS por todo o Brasil. (Reestruture essa proposta) Dessa forma, o país poderia (Reveja o tempo verbal)superar os desafios de sua saúde pública.
Comentários do corretor
Lembre-se que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite as ideias de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de evidenciar o seu ponto de vista ao apresentar as discussões. Continue exercitando a escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |