É fato que a saúde é uma das prioridades na vida das pessoas, embora já ter sido ignorada por muitos anos, hoje o Brasil enfrenta uma pandemia causado por um Vírus vírus que ficou conhecido como Covid-19, ele surgiu na China (Vírgula) no final do ano de 2019 (Vírgula) e se espalhou rapidamente pelo mundo todo. A gravidade desta doença tornou-se um desafio de grande importância para um sistema que foi criado no Brasil considerado ainda recente por ter apenas 32 anos. (As discussões foram desenvolvidas de modo tangencial. Reformule e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Lei 8.080 (Vírgula) no ano de 1988, aceito e reconhecida porque pessoas que acreditavam o quão importante era sabendo que iria atender os enfermos de modo igualitário e humanizado (Melhore a construção de sentido), lutaram bravamente, fizeram greves, médicos e enfermeiros cruzaram os braços até conseguir que fosse reconhecida como direito de todos e dever do estado. (Reelabore as discussões. Não compreende a estrutura do texto)
Por tanto Portanto o SUS passou a atender a todos sem distinção de cor raça, religião ou poder aquisitivo e ainda fornecer medicamentos para controle de diversos tipos de enfermidades como: Hipertensão, Diabetes, Transplantes (Melhore a apresentação da ideia), também conta com vacinação para prevenção e tratamentos diversificados, com isso muitas pessoas usam o SUS, mas poucos conhecem sua verdadeira história. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Com tudo Contudo, se sabe que o SUS é de grande competência e se empenha para superar mais este desafio, mesmo sabendo que não depende somente dele, mas a todo momento surgem campanhas em TVs, jornais, internet para orientar a importância da contribuição de cada um para a saúde de todos. (Apresente a tese)
Comentários do corretor
Delimite as ideias de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de evidenciar o seu ponto de vista ao apresentar as discussões. Continue exercitando a escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 420 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |