Assim como na série " The good doctor", ter acesso a médicos qualificados, vagas, atendimentos suficientes e, (Sem vírgula) uma boa estrutura hospitalar não é só um sonho, mas sim o direito de todo e qualquer cidadão, no entanto isso está distante da nossa (Evite ideia de primeira pessoa) realidade, principalmente em países que estão em fase de desenvolvimento, como o Brasil. (Contextualize o tema com mais clareza e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país é provido do Sistema Universal de Saúde (SUS), que tem como objetivo garantir a estabilidade vital daqueles que não têm condições de arcar com planos privados, no entanto nem sempre é eficaz. Atualmente a questão "saúde" vem sendo pauta, principalmente com a pandemia causada pelo covid-19 (Evite uma abordagem expositiva). Não é preciso fazer análises profundas para saber que a saúde pública da nossa (Evite ideia de primeira pessoa) nação está cada vez mais debilitada e, (Sem vírgula) o surgimento da epidemia só nos (Evite ideia de primeira pessoa) confirma ainda mais isso, porque o sistema está totalmente despreparado para receber enfermos em grande escala, mas o pior de tudo é pensar que sempre foi assim. (Delimite e articule os argumentos)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A falta de investimento e organização da saúde pública gerou o descontentamento da população, pois muitos pacientes não tiveram sequer a oportunidade de receber os devidos medicamentos que originalmente teriam que ser oferecidos pelo SUS, consultas e cirurgias com urgência que nunca ocorreram (Faça uma argumentação que esteja além do que se pensa no senso comum. Apresente dados), falta de equipamentos hospitalares foram alguns dos motivos de toda essa revolta, mas o principal deles é não ter o controle de risco de cada pessoa que faz parte do sistema, gerando muitas mortes, ou seja, pela falta de estratégias e reorganização de atendimento, além da perda de vidas o SUS possui alta maledicência. (Predominância de outro tipo textual)
(Reveja o elemento coesivo) Contudo, o ideal para esses hospitais é estar ciente da situação em que cada paciente se encontra, logo seria mais fácil saber se ele entra no grupo de risco, urgência ou espera, isso pode ser feito de forma mais prática através da tecnologia ou até mesmo na criação de aplicativos para isso (Reveja essa proposta), a realização dos procedimentos de forma correta, sem burlar as regras, também é uma das formas pelas quais o sistema poderá melhorar sem ter prejuízos, facilitando a vida de muitos e salvando a vida de todos.
Comentários do corretor
Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |