Comenta-se, há algum tempo no país, a respeito da precariedade do sistema público de saúde no Brasil. Desde a Constituição Federal (Vírgula) de 1988, tornou-se dever do Estado promover o acesso a um serviço de saúde de qualidade gratuitamente a todos que necessitarem, porém os constantes cortes nas verbas dos hospitais demonstram o descaso dos governantes para com os direitos da população e trazem à tona a importância da reivindicação de mudanças dessa realidade por parte dos cidadãos. (Boa. Apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, sabe-se que a instabilidade no cenário político brasileiro colabora para o desenvolvimento de uma crise econômica que afetou a saúde pública (Essa discussão precisa ser desenvolvida com mais clareza). Nesse sentido, uma das medidas tomadas para atenuar os problemas no cenário financeiro foi diminuir os gastos nesse setor. Porém, o índice de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) cresceu devido ao aumento no número de desempregados no país. Segundo o site do G1, pacientes renais, em Pouso Alegre – MG, não conseguiam acesso aos remédios que deveriam ser distribuídos gratuitamente pelo governo há um mês, não somente prejudicando o tratamento daqueles que não possuíam condições de arcar com os custos dos medicamentos (Vírgula) como ferindo ao odireito constitucional. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) De outra parte, outros fatores que contribuem para a crise na saúde são os casos de corrupção e a má gestão da verba recebida. Sob esse viés, sabe-se que são várias as ocorrências de desvios do dinheiro que deveria ser utilizado para manter e melhorar a infraestrutura dos hospitais, além dos superfaturamentos de materiais hospitalares e a falta de pagamentos aos funcionários (Apresente dados). Dessa forma, o resultado é um atendimento fragilizado e sem qualidade, pois faltam os equipamentos necessários, como materiais descartáveis e os aparelhos para realização de exames, e os profissionais capacitados para o bom funcionamento de toda a estrutura hospitalar. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, percebe-se que se faz necessária uma reivindicação da sociedade por uma melhoria no sistema de saúde público brasileiro. O governo não pode, mesmo em tempos de crise, diminuir a verba repassada aos hospitais, pois trata-se de um setor importante para toda a população; (Uso inadequado da pontuação) a solução, seria (Reveja o tempo verbal), porém, cortar investimentos de setores não-essenciais à sociedade. Além disso, é papel do judiciário conceder penas mais rígidas aos responsáveis por desvio de verbas e exigir transparência das gestões, a fim de não permitir a ocorrência de uma má administração do dinheiro recebido do Governo Federal. (A proposta de intervenção precisa ser delimitada e articulada)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais articuladas. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |