A função dos influenciadores digitais na pandemia - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 20/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo Umberto Eco, quando a Internet concede poder de fala a todos ela permite que indivíduos postem o que quiserem sem comprovação do conteúdo (Use aspas para demarcar a citação). Diante disso, o papel social dos influenciadores digitais é agir com responsabilidade e respeito para com seus seguidores. Por conseguinte, para garantir isso, o Poder Judiciário deve fiscalizar as postagens em rede e a sociedade civil deve atentar-se a quem está seguindo. (Contextualize o tema com mais clareza. Apresente a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, é de responsabilidade do Poder Judiciário fiscalizar se os influenciadores digitais estão cumprindo (Evite o gerundismo) corretamente seu papel. Isso porque, apesar de todos terem liberdade de expressão, postagens irresponsáveis por parte dos influencers têm grande repercussão e podem influenciar negativamente seus seguidores (Discussão desenvolvida de modo superficial). Isso se evidencia, por exemplo, nas ações da influencer Gabriela Pugliesi que, em meio à pandemia do coronavírus, deixou o isolamento social e realizou uma festa. Além disso, a influencer, após contrair a doença, fez postagens na rede social agradecendo (Evite o gerundismo) à a doença que já matou milhares de pessoas em todo o mundo. Logo, a fiscalização do conteúdo disponível na Internet pelo Poder Judiciário é essencial. (Evite uma abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a sociedade civil deve atentar-se aos influenciadores digitais que estão seguindo (Evite o gerundismo), visto que, (Sem vírgula) eles ajudarão a formar as opiniões de seus seguidores e, nem sempre, farão isso com responsabilidade (Discussão superficial). Acerca disso, Pierre Lévy, pesquisador de comunicação, traz que a internet (Melhore a construção de sentido) em si tem os mesmos perigos que a condição humana, pois dá poder de fala a todos. Assim, do mesmo modo que os influenciadores digitais podem postar seus conteúdos, os seus seguidores podem contestar as ações e postagens desses influencers. (Melhore a construção de sentido. Evite uma abordagem expositiva. As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Destarte, medidas são necessárias para garantir que o papel social dos influencers seja cumprido responsavelmente. Para isso, o Poder Judiciário (Boa. Apresenta o agente), em conjunto com o Governo Federal, deve fiscalizar as postagens em rede desta forma: deverá ser criada uma plataforma onde usuários de todas as redes consigam denunciar postagens (Reelabore essa proposta). As postagens denunciadas serão julgadas e quando ferirem a ética, demonstrando (Evite o gerundismo) ações inconsequentes e irresponsáveis por parte do usuário, serão apagadas da rede. Tudo isso com a finalidade de garantir que o papel dos influenciadores digitais seja realizado de maneira consciente. ​​​​​​​(A proposta precisa ser apresentada de modo mais coerente)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais articuladas. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200