Qual a necessidade de um influenciador digital? - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 20/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com Steve Jobs, empresário norte-americano fundador da Apple, a tecnologia move o mundo. Nesse sentindo, os influenciadores digitais têm a capacidade de manipular seus seguidores através da internet. Sob tal ótica, as plataformas digitais, marcas de produtos, redes sociais, entre outros, buscam cada vez mais influencers (termo em inglês para “influenciadores”), os quais possuem os maiores números de seguidores, para divulgá-las, a fim de conseguir mais público para comprar seus artefatos. (Contextualize e apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, a influência de um indivíduo perante a sociedade não vem dos dias atuais. Dessa forma, pode-se observar no período da Segunda Guerra Mundial, na qual Hitler, grande influenciador nazista da época, conseguiu diversos seguidores através de seus discursos (Melhore a relação dessa ideia com o tema proposto). Dessa maneira, ocorre também nas plataformas digitais, na qual tem os influenciadores como o “chefe”, já que possuem a capacidade de comandar, e os influenciados como “empregados”. Contudo, esta relação pode tornar-se uma aporia (Reveja a seleção lexical) caso a manipulação feita seja de forma maléfica, ou seja, o seguidor passa a promover racismo, (Sem vírgula) por causa do seu ídolo. (Reveja o recorte temático. Cuidado com o tangenciamento)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) É relevante ressaltar que a importância dos influenciadores digitais é inquestionável para diversas marcas e redes sociais. Sendo assim, seu papel é fundamental na comunicação, como ajudar na divulgação de produtos, por exemplo, celulares, maquiagens, entre outros (Essa ideia precisa ser reestruturada e desenvolvida com clareza). Entretanto, pequenas ações dos influentes podem causar uma grande repercussão, isto é, expressar sua opinião sobre uma determinada questão, na qual não está de acordo ao senso comum, uma vez que estas controvérsias seriam normais para discussões construtivas em uma sociedade, e isso acaba gerando (Evite o gerundismo) ódio desnecessário. (Delimite e articule as discussões de acordo com o tema)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, os influenciadores digitais, como o próprio nome diz, têm a capacidade de influenciar através da comunicação virtual. Nesse sentido, cabe a esses sujeitos perceberem que estão em uma posição de destaque, portanto devem ter responsabilidade e cuidado com o que é dito, a fim de suas ações não manipularem os seus seguidores de forma negativa (Reveja a proposta de intevenção). Contudo, segundo Machado de Assis, o ser humano é desprovido de virtudes, ou seja, a população deve saber que influenciadores são humanos, portanto suas ações podem estar erradas e é importante lembrar-se disso, para que não sigam inconsequentemente e acreditem fielmente no que é falado. (A proposta de intervenção precisa ser mais detalhada. Reestruture)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto (tese, argumentos e proposta de intervenção). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200