O papel dos influenciadores digitais - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 20/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No poema, "Vou-me embora pra Pasárgada", de Manuel Bandeira, o escritor brasileiro idealiza um mundo perfeito onde tudo é possível se realizar. Saindo do contexto literário, identifica-se que, assim como a ideia do poema é retratada pelo autor, a ideia de uma vida perfeita é vendida pelos influenciadores digitais, (Sem vírgula) através das redes sociais aos seguidores desses. Dessa forma, é necessário analisar acerca dos papéis exercidos por esses indivíduos na construção da sociedade. (Reestruture as discussões iniciais e contextualize o tema com clareza. Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) É preciso compreender, inicialmente, que as redes sociais são hoje uma das formas mais eficazes de direcionar comportamentos para fins específicos. Isso porque, (Sem vírgula) aqueles que divulgam os produtos e marcas, influenciadores digitais, são seguidos por milhares de internautas por meio dos canais digitais. Prova disso, (Sem vírgula) foi uma campanha realizada por Mark Zuckermam, em 2015, através do facebook, para ajudar vítimas de um terremoto ocorrido no Nepal. Com essa ação, foram arrecadados cerca de 10 milhões de dólares em apenas dois dias. Incentivando (Evite o gerundismoO, desta forma, um comportamento positivo replicado pelos seguidores através das redes. (Melhore a progressão de ideias. Evite uma abordagem expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Em um segundo momento, faz-se necessário analisar, criteriosamente, o teor das mensagens repassadas por esses indivíduos. Na última década, devido ao crescimento das redes sociais, muitos, até então desconhecidos, adquiriram status de celebridade, exercendo (Evite o gerundismo) assim papel fundamental no comportamento dos que o seguem e o imitam, já que, se for negativo, tendem a ser repetidos provocando (Evite o gerundismo) maus exemplos que causam danos à sociedade em que estão inseridos. Como exemplo, a atitude da influencer Gabriela Pugliesi, ao publicar fotos, na companhia de amigas, de uma festa particular, contrariando (Evite o gerundismo) as recomendações da OMS (Desenvolva a sigla) no que se trata do isolamento social devido ao COVID – 19. (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, cabe à escola, através das aulas ministradas, orientar os alunos a formarem pensamentos críticos ao que lhes é repassado, formando (Evite o gerundismo) uma sociedade que utiliza a internet como sua aliada e não as tornando (Evite o gerundismo) vítimas. Ademais, a família deverá fiscalizar os jovens que estão sob sua responsabilidade (Cuidado com a ambiguidade) no intuito de observar o que eles acompanham pelas redes sociais. Logo, será possível obter resultados mais efetivos no combate a ilusão da vida perfeita vendida pelos influenciadores digitais e idealizada pelo escritor do poema supracitado.

Comentários do corretor


Evite uma abordagem superficial. Reestruture, delimite e articule os argumentos de modo a garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200