É inegável que a sociedade contemporânea se transformou com o advento da internet, impulsionado pelas redes sociais. Consequentemente, a liberdade de expressão se expandiu nos ambientes virtuais e possibilitou que pessoas comuns com acesso à internet expressem suas opiniões. Esse fato contribuiu para o surgimento dos influenciadores digitais, que utilizam a fama e o grande alcance de seus conteúdos para moldar o comportamento do seu público. Contudo, comportamentos incentivados por alguns “influencers”, como o descumprimento de normas sociais (Vírgula) podem afetar penosamente a coletividade. (Bom parágrafo de introdução)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) De acordo com o site Correio Braziliense, em 2020, a influenciadora digital Gabriela Pugliesi desrespeitou a quarentena decretada devido ao coronavírus e organizou uma festa. Essa postura foi contra as recomendações da Organização Mundial da Saúde e ocasionou muitas reações negativas do público que não apoiou a atitude da famosa. Posto isso, torna-se evidente que a participação ativa da maioria dos internautas é colaborativa para o bem da saúde pública e auxilia o processo de construção de indivíduos críticos, capazes de sustentar e defender pontos de vista que coadunem para o bem-estar social. (Argumentação expositiva)
Segundo dados do site UOL, do ano de 2020, em uma reunião online os senadores aprovaram o projeto de lei para o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, por conta do coronavírus. Esse acontecimento foi resultado de uma mobilização de jovens e influenciadores digitais como Lucas Felpi e Débora Aladim que visavam a prorrogação da prova, visto que, (Sem vírgula) as escolas foram fechadas e um em cada quatro brasileiros não possuem acesso à internet para estudar, conforme a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2018 (Melhore a construção de sentido). Dessa forma, é notório que a participação dos influenciadores nas redes sociais assume um papel essencial na ampliação da divulgação de problemáticas que necessitam ser analisadas pelo poder público e contribui para que mais pessoas se engajem em prol da defesa de pautas importantes para a sociedade. (Discussões pertinentes, mas limitadas)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Em suma, a potencialidade que os conteúdos dos influenciadores digitais têm de modificar ideias, mobilizar pessoas e criar novos padrões de comportamento de forma positiva é grandiosa. Sendo assim, é de fundamental importância que os seguidores possuam autonomia e senso crítico de discernir atitudes prejudiciais que possam impactar negativamente a vida das pessoas, exemplificado pelo o descaso com a saúde pública de Pugliesi em meio a uma pandemia (Reveja essa proposta), a fim de que possa prevalecer somente nos meios digitais e na realidade as contribuições benéficas e relevantes dos influenciadores digitais. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Sugiro que continue exercitando a sua escrita, de modo a preservar os aspectos positivos e melhorar os negativos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |