O papel dos influenciadores digitais - AA - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 20/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "Império dos memes" mostra-se a dinâmica dos influenciadores digitais, como o surgimento de cada um nas redes sociais e o uso da internet ao seu favor (Melhore a construção de sentido). Na realidade atual ocorre o mesmo comportamento, novos influenciadores vão surgindo (Evite o gerundismo) e novos usuários comuns também surgem para acompanhá-los. Os influenciadores digitais causam uma mudança de pensamentos e ações dos seus seguidores, e promovem o crescimento dos negócios de diversas empresas.  (Melhore a construção de sentido) O papel dos influenciadores digitais, (Sem vírgula) deve ser, (Sem vírgula) manter um bom relacionamento com os seus seguidores e promover recomendações para o bom proveito daqueles que estão interessados em determinado conteúdo (Melhore a construção de sentido). Estas são questões, (Sem vírgula) que devem ser bem analisadas, (Sem vírgula) para entender o grande papel dos influenciadores digitais. (Reestruture as discussões. Apresente a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, o comportamento dos usuários das principais redes sociais — Instagram, Facebook e Youtube — podem ser transformados pelos influenciadores digitais, seja por ações, ou seja, por pensamentos; em torno de qualquer assunto (Melhore a construção de sentido). A rede social Instagram (Reveja a seleção lexical) ocupa a preferência de 81% dos usuários (Qualibest-Spark), (Sem vírgula) para acompanharem seus influenciadores, por meio dos "stories" e dos vídeos no mural de publicações. Com o avanço das tecnologias de acesso à informação, (Sem vírgula) os usuários passaram a ficar mais dependentes destes meios e mais ativos na internet, por mais tempo e seguindo uma linha direta de influência, o que muitos podem chamar de dependência total, por não manterem opiniões e escolhas próprias (Melhore a construção de sentido). Esta linha direta de influência não deveria ser totalmente seguida, ou seja, sem exagero (Reveja a seleção lexical), pois consequências como o consumismo pode vir à tona, mas (Vírgula) por outro lado, consequências de aprendizado se tornam benéficas. (Problemas na construção de sentido. Reformule e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, com o papel dos influenciadores digitais os negócios de pequenas e grandes empresas podem alcançar milhares de clientes que se identifiquem com o produto/serviço. Cerca de 92% dos consumidores confia mais em recomendações de produtos feitas por indivíduos do que por marcas (Comunique-se) (Problemas na construção de sentido). Portanto, é um grande passo a parceria de empresas com grandes influenciadores, pois ganham mais confiança e credibilidade, assim como os seguidores de determinado "influencer" tem por ele. Além da colaboração com influenciadores bastante conhecidos, as próprias empresas deveriam ter seus próprios influenciadores, (Sem vírgula) para cuidarem de suas redes sociais. (Argumentação expositiva) 
 

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, para um alvo muito grande de interessados em seus conteúdos (Melhore a construção de sentido), (Sem vírgula) os influenciadores têm de estabelecer uma boa amizade e um ápice de confiança. Da ficção do filme Império dos memes, retrata bem as sociedades contemporâneas em relação à existência dos diversos influenciadores digitais e da dependência deles para o crescimento dos negócios ou adquirir determinadas linhas de pensamentos. (Melhore a construção de sentido. Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200