Influência digital - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 10/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro "Sapiens : uma história da humanidade" (Vírgula) de Yunal Noah Harari, o autor afirma que ao longo da história da humanidade, (Sem vírgula) as pessoas mais influentes eram os líderes religiosos; (Uso inadequado da pontuação) a extensâo de sua influência não havia limites. Contudo, no século xxi, estes líderes foram parcialmente substituídos pelos influenciadores digitais; (Reveja o uso da pontuação para melhorar a coesão textual) eles se caracterizam por indivíduos que ,com ascensão das redes sociais , transformaram-se em formadores de opinião e personalidade. (Contextualize o tema com clareza e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, é válido ressaltar que a maior parte dos consumidores das redes sociais são crianças e adolescentes (Apresente dados). E, é de conhecimento que estas fases do desenvolvimento são as mais sucetíveis à influência externa (Desenvolva mais essa discussao). Portanto, o tipo de conteúdo que os influenciadores proporcionam deve ser extremamente revisado e estudado, uma vez que o discurso pode ser perigoso ou impróprio. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o marketing digital é uma forma lucrativa para as empresas, já que é mais viável e funcional contratar um inflencer à propaganda tradicional. Porém, é imperioso ressaltar que este marketing alimenta e impulsiona o consumismo exagerado; (Uso inadequado da pontuação) e pode provocar FOMO ( fera of missing out), que se caracteriza no medo de não está  estar de acordo com a moda vigente na sociedade. (Reelabore a discussão. Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, faz-se necessário uma ação energética para o imbróglio (Reveja a seleção lexical). Então, cabe as empresas responsáveis pelas redes sociais regularizarem e manitorarem os conteúdos nas redes sociais o melhor possível (A proposta precisa ser mais detalhada), a fim de que os influenciadores sejam mais responsáveis pelo o que compartilham, (Ponto final) Outrossim, é responsabilidade do Governo Federal instalar regulamentos e leis para controlar a quantidade de marketing e a forma em que ele é propagado (Não é a proposta de intervenção ideial. Reformule). Assim, será possível que a influência digital seja benéfica.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais articuladas. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200