A reflexão acerca dos influenciadores digitais é um assunto relevante para discussão no cenário atual. Pessoas com habilidades para influenciar ou persuadir outras, (Sem vírgula) sempre tiveram espaço na sociedade, utilizando-se (Evite o gerundismo) dos mais variados meios de comunicação para transmitirem seus pensamentos, ideias ou comportamentos. Ocorre que com o advento da internet, especialmente as mídias sociais, surgiu a modalidade do influenciador digital, uma pessoa que externaliza aos seguidores, por vezes com resultado maléfico, sua rotina diária e é recompensada financeiramente pelos patrocinadores para expôr os nomes dos lugares que frequenta e as marcas que usa. (Não apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) De início, vale destacar que a mídia social estreitou a relação entre aquela pessoa que possui algum destaque na sociedade e seus admiradores/seguidores. Essa proximidade virtual faz com que os influenciadores digitais exerçam um papel significativo na vida de quem os acompanham, pois estes querem vivenciar, (Sem vírgula) e muitas vezes copiar, (Sem vírgula) o estilo de vida de seus "ídolos". Acontece que tentar viver uma vida que não é sua (Reestruture essa ideia) pode desencadear diversos problemas, como tristeza e depressão, por exemplo, quando se percebe que aquele padrão de vida dos influenciadores está longe da sua realidade e que, talvez, nunca o alcance (Abordagem superficial). Assim, o indivíduo é tomado por um sentimento de impotência e se julga fracassado por não atingir o "padrão ideal" de vida no contexto social. (Argumento expositivo e baseado no achismo. Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Um outro ponto a se evidenciar é que, por vezes, a sociedade é levada, por intermédio dos influenciadores digitais, a se alinhar à premissa de que é mais importante o ter do que o ser (Desenvolva essa discussão com mais clareza). Esse é o meio subconsciente que as grandes marcas encontraram para tentar modelar as atitudes e comportamentos das pessoas, sem que elas se deem conta dessa mudança. Nesse sentido, o inocente ato de imitar o influenciador, seja por mera simpatia, está criando (Evite o gerundismo) padrões societários, principalmente, no quesito consumo. Fato esse que é extremamente bem-vindo às marcas patrocinadoras, especialmente quando o patrocinado é alguém que consegue atingir milhões de seguidores, de forma a replicar a marca para um maior número de pessoas, consequentemente gerando (Evite o gerundismo) um maior nível de consumo do produto exposto pelo influenciador. (Discussões pertinentes, no entanto a defesa do ponto de vista está insuficiente)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, diante desse contexto, vale destacar que as pessoas devem se questionar até que ponto é salutar seguirem as orientações e padrões dos influenciadores digitais, que muitas vezes estão mais preocupados com os cachês recebidos pelas propagandas do que com o bem-estar de seu público (Reestruture essa ideia). Portanto, o uso das redes sociais deve ser priorizado para lazer e descontração e não como um padrão de vida a ser seguido cegamente, pois uma sociedade com sã (Construção confusa) e independente é uma sociedade próspera. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Exercite a escrita para melhorar os aspectos negativos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |