Com o avanço da tecnologia, as redes sociais são o principal palco das grandes discussões e publicidades no país, com isso, os influenciadores digitais são os protagonistas para dar exemplo positivos e deixar sua marca em produtos comerciais (Reestruture e contextualize com mais clareza). É notório que, (Sem vírgula) há um impacto maior nos jovens, pois são o público mais assíduo e conectado no mundo virtual. É de extrema relevância debater as funções de influência sociais e a monopolização dos influencers. (Aprensente a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, destaca-se o grande poder de persuasão e ingerência dos influenciadores na vida dos seguidores. De acordo com a teoria dos fatos sociais (Vírgula) do sociólogo Émile Durkheim, os indivíduos são influenciados pela sociedade, (Sem vírgula) a ponto de moldar seu comportamento. Dessarte, nos famosos stories do Instagram, (Sem vírgula) é postado a rotina de cada instagrammer, no perfil de Gracyanne Barbosa é visto, positivamente e corretamente, o estímulo para que seus seguidores adotem a hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada e práticas de exercícios físicos, a fim de levar qualidade de vida. (Reestruture a discussão) Ademais, vale ressaltar que durante o período de pandemia, (Sem vírgula) a youtuber Camila Loures se mobiliza, e fez uma live, a fim de alertar para a questão social e beneficente, na qual, (Sem vírgula) tinha o intuito de arrecadar doações de seus inscritos no Youtube, (Sem vírgula) para hospitais e fabricação de insumos de saúde. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, grande parte dos produtores de conteúdo da mídia digital,infelizmente, são motivados pela exposição excessiva e venda de produtos na internet. Similarmente, (Sem vírgula) ocorre com a modelo e empresária Kim Kardashian, que utiliza de sua imagem para monopólio próprio (Reestruture essa discussão). Segundo o conceito de “indústria cultural” (Vírgula) elaborado pelos filósofos alemães Adorno e Horkheimer, o termo designa fazer o cultural e entretenimento sob a lógica da produção capitalista, levando (Evite o gerundismo) em conta o lucro e a idealização de produtos adaptados para consumo das massas. Sob o mesmo ponto de vista, há a influência para que os jovens, por estarem mais tempo em frente às telas, potencialize as vendas e o consumir os bens comerciais de forma alienada e (Vírgula) consequentemente, exacerbada. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Logo, os cidadãos estão mais sujeitos a manipulação do comportamento de elevação consumista (Reformule essa ideia). Para que, (Sem vírgula) haja nos jovens o maior senso de responsabilidade social, (Sem vírgula) o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), juntamente com as instituições de ensino, deve elaborar palestras e propagandas nas redes sociais, (Sem vírgula) sobre o pensamento crítico e discutir os males do consumismo, a fim de conscientizar e criar uma visão mais cautelosa e ética na população, sobre os influenciadores e sua atuação na mídia. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção com mais clareza)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto (tese, argumentos e proposta de intervenção). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |