Os formadores de opinião na era digital - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 10/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com o desenvolvimento e popularização das mídias sociais, uma nova profissão surgiu: influenciadores digitais, que têm como principal ofício de vender e divulgar produtos (Essa construção ficou confusa. Reformule) ou ideias por meio do marketing, influenciando (Evite o gerundismo), desse modo, seus seguidores adquirirem o que está sendo vendido. Ademais estes "influencers", como também são chamados, agem como formadores de opinião, exercendo (Evite o gerundismo) um papel de grande responsabilidade ao expor seu ponto de vista para quem os acompanha, (Sem vírgula) e, além disso, conseguem moldar comportamentos, aproximando-se (Evite o gerundismo) de forma espontânea com o intuito de despertar o interesse do público. (Não apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Recentemente, a influenciadora Gabriela Pugliesi, que já havia se contaminado com o coronavírus (Vírgula) foi duramente criticada ao descumprir o isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde, demonstrando (Evite o gerundismo) incoerência em suas falas por ter defendido a necessidade da quarentena expondo (Evite o gerundismo), de tal modo, uma atitude irresponsável, influenciando (Evite o gerundismo) de maneira negativa em meio ao caos da saúde pública, tal qual uma pandemia. (Informações mal relacionadas. Reestruture. Evite uma argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Devido à capacidade de influenciar quem os seguem, moldar comportamentos pode ser muito simples, especialmente quando há predominância do público infantojuvenil, que ainda estão em um processo de construção de caráter, podendo (Evite o gerundismo) , desse modo, prejudicar os valores e visão de mundo do seu público. (Não compreende a estrutura do texto. Evite períodos longos)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se necessário que os pais e responsáveis estejam sempre cientes do conteúdo que seus filhos consomem, e através do diálogo, (Sem vírgula) orientar sobre a existência da manipulação das mídias sociais, a fim de evitar o controle das noções e o consumo em massa (A proposta de intervenção precisa ser reestruturada e desenvolvida com mais clareza), tal como dizem Adorno e Horkheimer sobre a indústria Cultural (Discussão não abordada ao longo do texto), que tem exatamente como objetivo o lucro e a manutenção do pensamento dominante (Evite períodos longos. Reestruture a proposta). Dessa forma, será assegurado a construção dos ideais sem interferências que possam prejudicar.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a evitar uma abordagem expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200