O papel dos influenciadores digitais - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 01/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os filósofos alemãs Adorno e Horkheimer geraram o conceito ‘’indústria cultural’’ cuja concepção está associada a imposição de valores nos meios de comunicação. Os influenciadores digitais (Vírgula) mediante redes como Facebook e Instagram, que por sua vez possuem milhares de assessores, ocupam o contexto atual. Esses, utilizando (Evite o gerundismo) da publicidade para crescimento de negócios, influenciam públicos, principalmente jovens, a agirem de tal forma (Desenvolva essa discussão com mais clareza). Assim, faz-se necessário a observação do papel influencer, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet. (Apresente a tese com clareza)

Ao longo dos anos, com avanço da tecnologia no mundo, o aparecimento de webs que possuíam o caráter comunicativo foi ganhando (Evite o gerundismo) cada vez mais força. Isso porque, (Sem vírgula) empresas e pequenos negócios aderiram uma nova função aos meios: divulgação de produtos e serviços como forma de conquistar mais consumidores (Desenvolva mais essa discussão). Os investimentos a celebridades para realizarem o trabalho cresce a todo instante. Atualmente no Brasil há quase 1 milhão de influenciadores que produzem vídeos e compartilham na internet, perdendo (Evite o gerundismo) apenas para os EUA em visualizações. (Argumentação expositiva. Articule mais as discussões apresentadas)

(Melhore a coesão entre parágrafos) Esses indivíduos não apenas adicionam valor a marca (Vírgula) como mudam padrões de consumo, impulsionando (Evite o gerundismo) públicos à aderirem o produto divulgado. Ao investir em marketing, levando (Evite o gerundismo) em conta a qualidade do trabalho e o número de seguidores do influencer, determinada empresa ganha mais reconhecimento e consumidores. Tal ação, ao mesmo tempo que leva mais pessoas a utilizarem da estratégia, leva também, (Sem vírgula) as que recebem a carga de publicidade, (Sem vírgula) se tornarem consumistas (Desenvolva essa discussão com mais clareza). Isso explica pesquisas (Cite-as) que revelam grande número de pessoas que não possui consumo consciente, (Sem vírgula) devido ao aparecimento de propagandas na televisão e redes sociais. (As discussões precisam apresentar progressão de ideias. Delimite e articule os argumentos)

Por conseguinte, fica claro que os influenciadores digitais têm poder de persuadir o comportamento das pessoas. Todavia, os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) realizam trabalhos legais ao atenderem os desejos empresariais. Por isso, cabe apenas (Cuidado com uma proposta taxativa) aos familiares, escolas e políticas públicas juvenis (Especifique-as), sendo o público mais atraído pelas redes, alertar sobre a manipulação e alienação existente na mídia (Como isso pode ser possível?), como forma de transformar a arte em consumo. Com isso, espera-se que eles desenvolvam sensos críticos e se afastem da ‘’indústria cultural", entendendo (Evite o gerundismo) que não precisam seguir paradigmas para serem aceitos na sociedade.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema proposto, no entanto a tese, os argumentos e a proposta de intervenção precisam ser delimitados e desenvolvidos com clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200