O que antes era nacional, agora virou preocupação no cenário mundial. O novo coronavírus, conhecido como covid-19, de certa maneira, virou o assunto mais comentado no nosso (Evite ideia de primeira pessoa) território nacional e mundial. (Ideias fragmentadas) Semelhante a algum tipo de gripe, por conter sintomas semelhantes como coriza, espirro, falta de ar ou tosse. O Ministério da Saúde vem orientando (Evite o gerundismo) os brasileiros a se prevenirem com atos de : usar máscara, lavar as mãos frequentemente (Vírgula) ou passar álcool em gel (Vírgula) e evitar lugares de aglomerações. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões iniciais. Contextualize o tema e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Entretanto, os números de pessoas contaminadas pelo vírus, (Sem vírgula) se agrava em 24 horas, ou seja, em um dia até mil pessoas podem ter sido afetado afetadas. Os centros de saúde vêm trabalhando (Evite o gerundismo) cada dia trabalhando a cada dia tentando (Evite o gerundismo) encontrar uma vacina para a doença, mas como se trata de um vírus RNA e não DNA (Informação técnica. Logo, precisa ser apresentada de forma mais objetiva) o processo de desenvolvimento e o prazo, (Sem vírgula) viram (Reveja essa discussão, pois está confusa) questões mais delicadas de se resolver, pois é certo de que não é fácil produzir. (Abordagem superficial do tema. Argumentação expositiva)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Como a pandemia afetou a população inteira, as pessoas tem têm ficado em casa para evitar a propagação do vírus, pois é uma das situações mais eficazes para combatê-lo, porém o isolamento social foi a medida mais benéfica para todos. (Melhore o encadeamento de ideias) Em Minas Gerais, (Sem vírgula) foram atualizados 1.139 casos da doença, sendo muitos na região do Vale do Jequitinhonha, para essa região urge-se de equipamentos e de recursos, pois são lugares não muito precavidos. (Predominância de outro tipo textual. Reelabore a discussão e apresente argumentos que evidenciem o seu ponto de vista)
Para resolver esse problema, (Sem vírgula) é preciso todos os brasileiros (Melhore o encadeamento das discussões) combaterem esse enorme problema, seguindo (Evite o gerundismo) todas as orientações médicas e necessárias, pois quanto mais aumentar, mais irá demorar acabar e as punições irão aumentar ainda mais (Reelabore essa discussão). Portanto as ordens são claras, objetivas e necessárias, não irá somente beneficiar os brasileiros, mas também o lugar onde vivem. Com isso a normalidade voltará sendo mais breve. (Não apresenta, necessariamente, uma proposta de intervenção. Reestruture)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |