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Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
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O escritor Álvares de Azevedo redige em seu poema"Lembranças de Morrer": Descansem o meu leito solitário/Na floresta dos homens esquecida/À sombra de uma cruz e escrevam nela:/ Foi porta sonhou e amou na vida. Estes versos, escritos na primeira metade do século XIX, exibem a aceitação do autor com o diagnóstico da morte inevitável, pois portava tuberculose em uma época desprovida de conhecimentos científicos sobre a doença. Atualmente, tal situação ainda acontece, mas não com a tuberculose e nem com outras mazelas já estudadas pelos cientistas, mostrando (Evite o gerundismo), assim, o caráter essencial dessa profissão (Reveja como as discussões se relacionam). Logo, é visível que esta deve se manter como uma constante nas prioridades do Estado, já que sem a Ciência, (Sem vírgula) o controle de epidemias e doenças em anos anteriores, (Sem vírgula) não teria sido possível. (Contextualize o tema com mais clareza)

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela acreditava que a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo, ou seja, em meio a tantas outras alternativas de investimento, o foco das autoridades deve ser a instrução dos indivíduos (Melhore a construção dessa ideia). Entretanto, por mais que ele pensasse desta forma, muitos governantes ainda não entenderam a importância do conhecimento no crescimento econômico e, principalmente, científico do país (Predominância de outro tipo textual). Um exemplo dessa desvalorização foi o corte de 11.811 bolsas de estudo científicas financiadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no ano de 2019, e a redução do primeiro orçamento de 2020 desenhado pela gestão atual de 4,25 bilhões para 2,2 bilhões desse órgão, ou seja, a interrupção da chance de estudo de milhares de bolsistas de baixa renda da área patológica do país (Reveja essa discussão). Logo, é visível que essa depreciação compromete não somente o futuro daqueles que tinham como objetivo estudar e ampliar o conhecimento científico da nação, como também o futuro do país diante de doenças epidemiológicas. (Cuidado com o tangeciamento. Delimite e articule as discussões de acordo com o tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a importância da ciência é indiscutível na sociedade atual, em vista das grandes descobertas que esta já efetuou ao longo dos últimos anos, como vacinas e antibióticos. Na série norte-americana "The Walking Dead", em virtude da falta de auxílio de especialistas da área científica, (Sem vírgula) os personagens acreditam por vários anos que a mordida de um zumbi transmite essa condição à vítima, porém, apenas depois de milhões de perdas humanas, é descoberto que o vírus já habita em todos os indivíduos de maneira assintomática, e a mordida passa apenas bactérias que infectam a vítima e levam-na à morte. Se durante o início da epidemia do vírus do seriado os cientistas tivessem tido a oportunidade de avaliá-lo corretamente, a realidade da série não teria sido a mesma, pois estes seriam a única alternativa de controle da mazela, assim como foram, fora da ficção, nas epidemias de H1N1 e Tuberculose nos séculos XIX e XX, e também o são atualmente no século XXI. (Predominância de outro tipo textual. Delimite e articule as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, sendo perceptíveis todos os problemas relacionados à administração dos investimentos direcionados à ciência- tanto no Brasil, como em outros países-, medidas são necessárias pra  para liquidar esse obstáculo. O Governo Federal deve aumentar o orçamento dirigido às áreas científicas por meio de reuniões que redistribuição as verbas do Estado (Reveja a viabilidade), priorizando (Evite o gerundismo) a área da educação e criando (Evite o gerundismo) um calendário especial, inspirado no PNE( Política Nacional de Educação) do MEC, que cite metas científicas para o futuro e também aquelas que já foram alcançadas, buscando (Evite o gerundismo) o aumento da valorização científica no país. Dessa forma, diminuindo (Evite o gerundismo) os casos de pessoas doentes e deseperançosas como o poeta Álvares de Azevedo.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e articule os argumentos, de modo a evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200