A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA PARA COMBATER UMA PANDEMIA - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em princípio,ato de filosofar para o filósofo Platão quer dizer questionar,duvidar de algo,ou seja, é uma controversa sobre um fato relatado. (Desenvolva com clareza) Comparativamente, esse fato mencionado é o conceito exemplificado do que é ciência. (Ideia fragmentada) Que de certa forma, (Sem vírgula)  vêem  vem contribuindo (Evite o gerundismo) significativamente,para a sociedade. Combatendo (Evite o gerundismo) várias doenças sejam elas epidemicas,endêmicas,pandemicas. Ademais,para o desenvolvimento de bases científicas,cientistas dedicam boa parte do seu tempo para pesquisas que possam ser grandes avanços no setor científico.Apesar que, (Sem vírgula) muitos dos recursos voltados para investigação do conhecimento científico estão sofrendo (Evite o gerundismo) cortes do governo em esfera federal que prejudica muito esse setor. (Problemas na construção de sentido. Contextualize o tema de forma clara e objetiva. Formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Além disso, uma pandemia doença infecciosa que se difunde entre a população localizada numa extensa região geográfica vêm se alastrando ao redor do mundo;denominada coronavírus e causando milhares de mortes no Brasil ultrapassando 1.300 mortes (Reelabore essa ideia).Portanto, a ciência pode ser uma grande percursora de uma vacina para combater essa pandemia se possivelmente governos liberarem recursos nesta área. (Defesa insuficiente do ponto de vista. Argumentação precária)

Entretanto, a Constituição Federal (Vírgula) em seu artigo quinto (Vírgula) diz que todos são iguais perante a lei (Vírgula) sem distinção,garantindo (Evite o gerundismo)  o direito à vida.Compreende-se que o governo não está assegurando (Evite o gerundismo) o direito à vida com tantas mortes no Brasil. (Reveja como a discussão apresentada se relaciona com o tema proposto. Delimite e desenvolva os argumentos)

Contudo, cabe ao Ministério da Saúde propor projetos que ampliem o número de contratações de profissionais pesquisadores de doenças epidemiológicas; (Uso inadequado da pontuação) e que libere recursos financeiros por meio de decretos para cientistas evoluírem com suas pesquisas (Vírgula) de modo que eles consigam obter êxito.Espera-se com isso erradiação (Reveja a seleção lexical) de doenças pandêmicas; (Uso inadequado da pontuação) para que a sociedade se sinta mais segura. (A proposta de intervenção precisa ser desenvolvida de modo mais detalhado)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200