A Nova Crise - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil sofre uma crise econômica e política desde 2016,agravando-se no atual governo,mas também no ano de 2020,uma enfermidade conhecida como Covid-19 atingiu o país.De maneira que proliferou-se e transformou-se numa pandemia.O que se sabe dela?Qual a situação do Brasil diante dela? (Não compreende a estrutura do texto. Ideias fragmentadas. Reestruture e apresente a tese)

A Covid-19, (Sem vírgula) surgiu na China, a partir de dezembro de 2019 (Melhore a construção de sentido).Ela se proliferou para outros continentes, atingindo (Evite o gerundismo) países europeus e aqui nas Américas (Melhore a construção de sentido).Essa doença é de origem viral (Vírgula) transmitida através do contato físico com pessoas ou objetos infectados. Ela compromete principalmente o sistema respiratório e causa sintomas como febre alta, falta de ar e dor de garganta,princípios de um resfriado forte.No entanto há casos de pacientes que não demonstram tais sintomas citados,conhecidos como assintomáticos (Problemas na construção de sentido).Por ser uma doença facilmente transmissível,os grupos de risco são idosos,crianças e pessoas de saúde debilitada. (Ideias fragmentadas) E no momento não há uma vacina. (Argumentação expositiva. Reestruture e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Grande parte da economia brasileira é movida pelos trabalhadores autônomos e informais. Devido a essa pandemia muitos desses trabalhadores estão reduzindo a produção e perdendo clientela (Predominância de outro tipo textual). Do ponto de vista econômico,o Brasil está sendo muito mais afetado em relação aos países desenvolvidos, setores como eventos e turismo estão paralisados. Nos hospitais há uma grande falta de respiradores, máscaras e leitos. Por outro lado (Evite esse tipo de construção) não é a primeira vez que o Brasil combate uma pandemia,por exemplo(Vírgula) entre os anos de 2009 e 2010 (Melhore o encadeamento das discussões),o país obteve sucesso no controle da influenza AH1N1 A H1N1.Porém o contexto econômico e político do país nessa época eram diferentes da atual, mas também a Covid-19 é uma doença mais complexa que a influenza AH1N1 A H1N1(Problemas na construção de sentido. Predominância de outro tipo textual)

Logo as formas de prevenir a covid-19 são principalmente o isolamento social,o uso frequente de álcool gel e máscaras,segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).Agora em relação  (Evite subjetividade) há a falta de recursos nos hospitais é necessário que a população crie campanhas de doações (Vírgula) afim  a fimde suprir as demandas dos hospitais.E (Vírgula) por último (Vírgula) é relevante que o governo federal estabeleça políticas voltadas para o auxílio financeiro de trabalhadores autônomos,informais,famílias mais carentes,desempregados e microempresários. (Reelabore as discussões e apresente uma proposta de intervenção viável ao problema)

Comentários do corretor


Senti falta de um projeto de texto. É preciso delimitar as discussões e apresentar, de modo objetivo, o seu ponto de vista acerca do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200