Ciência a favor da vida - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O infortúnio do conoravírus – Covid 19 – terá consequências que ainda sequer podem ser dimensionadas para a população mundial, seja do ponto de vista econômico ou do ponto de vista da saúde. Em virtude desse cenário (Vírgula) no qual se estabeleceu o caos, a esperança mais provável é de que a solução seja proveniente do campo científico (Melhore essa discussão). Para os mais religiosos, isso não reflete uma cisão com sua (Cuidado com a ambiguidade) fé, mas ato de sensatez; como disse Louis Pasteur "um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima". (Melhore o encadeamento das discussões)

A ciência não se opõe à religião, e vice-versa. O coronavírus deve ser enfrentado com boa medicina, (Sem vírgula) e, também (Vírgula) com a solidariedade e compaixão por todos aqueles que se expõem ao risco para prover cuidados às pessoas que foram acometidas pela doença (Evite uma argumentação clichê. Reformule essa ideia). É preciso considerar também que, apesar de todas as recomendações de especialistas e autoridades da área da saúde, há pessoas que insistem em contrariá-las, expressando (Evite o gerundismo) não apenas incredulidade quanto à potência da Covid-19, como também atuando (Evite o gerundismo) de maneira irresponsável, expondo (Evite o gerundismo) seus pares à disseminação de um vírus que já se alastrou pelo mundo afora e provou sua letalidade. (As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas. Evite uma argumentação baseado em "achismos")

Devido à dimensão do problema, também se faz necessário que o governo desenvolva parcerias com o setor privado. Por exemplo: fomentar pesquisas sobre vacinas e tratamentos, acelerar as testagens na população, fornecer equipamentos de proteção individual para todos os profissionais que atuam diretamente no combate ao vírus, enfim, o momento é de unir esforços de todos os setores da sociedade em prol de uma causa que vai muito mais além que um indivíduo. (Não compreende a estrutura do texto)

Por fim, menosprezar investimentos em ciência e tecnologia seria ignorar as evidências e colocar em risco a capacidade de resposta para o futuro do Brasil. Resta destacar que (Evite esse tipo de construção) em algum dia a epidemia irá acabar; (Uso inadequado da pontuação) seja porque se encontrará uma vacina, seja porque surgirá um tratamento eficaz; (Uso inadequado da pontuação) mas de qualquer forma a ciência terá papel fundamental nessa jornada. (Não apresenta a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200