Em 2009 ocorreu a pandemia de influenza A H1N1 onde (Reveja pronomes relativos) ficou conhecida como "gripe suína", após essa pandemia fiocu mais evidente a importância da ciência e das universidades nesses momentos. (Desenvolva mais as discussões iniciais. Apresente a tese)
Pandemia é uma doença infecciosa que se espalha entre a população, desde um simples abraço até um respingo de saliva. Atualmente estamos (Evite ideia de primeira pessoa) enfrentando a pandemia do coronavírus, (Sem vírgula) que vem se alastrando (Evite o gerundismo) desde o mês de dezembro de 2019. O Estado de São Paulo atualmente encontra-se de quarentena, a fim de controlar a situação e diminuir o número de casos recorrentes ao coronavírus. (Não argumenta, apenas expõe fatos)
O papel da ciência nesse caso é tão importante quanto a conscientização das pessoas em permanecerem em casa. Com a ajuda de pesquisadores do instituto Adolfo Lutz (Vírgula) junto com a universidade de Oxford, foi possível sequenciar o genoma do vírus (Observe que essa informação é técnica, logo precisa ser apresentada com mais clareza para o leitor do seu texto). Outro acontecimento interessante ocorreu em Cuba, onde junto com o governo chinês conseguiram produzir um antiviral que é utilizado em hospitais chineses no tratamento do coronavírus. (Argumentação expositiva)
A ciência faz parte de todas essas descobertas, porém é necessário o investimento nessa área para que ela continue crescendo e se desenvolvendo cada vez mais, sendo capaz de encontrar desde vacinas á a remédios que possam curar as pessoas dessa e qualquer outra doença. (A proposta de intervenção precisa ser desenvolvida de modo detalhado)
Comentários do corretor
Você apresentou boas discussões, as quais se relacionam diretamente com o tema proposto. No entanto, houve pouca "postura" argumentativa. Sugiro que fique atento (a) a isso. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |