Coronavírus e ciência, uma discussão social - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O cientista e físico Isaac Newton descobriu a teoria da gravidade durante a quarentena da peste bubônica do século 17 (Reveja essa informação e como ela se aplica diretamente ao tema proposto). Tal fato pode expressar grande significado frente a pandemia do Coronavírus na atualidade, seja pela realidade do isolamento social enfrentada pela população, seja diante da nova rotina de vida diária (Essa afirmação não contextualiza, diretamente, o tema proposto. Reformule). Dessa forma, o cientificismo passa a agregar informação sobre o Covid-19, instruindo (Evite o gerundismo) e esclarecendo (Evite o gerundismo) dúvidas sobre o vírus. Além disso, abre caminho para propor novas abordagens educacionais, econômicas e políticas, pelas quais a cotidiano (Problemas na construção de sentido) vem se adequando. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese de maneira mais explícita)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, percebe-se a necessidade em protagonizar ao mundo questões importantes, tais como: a origem do vírus e como age no organismo humano e porquê  por que medidas isolativas são cruciais para conter o avanço da doença (Reelabore e desenvolva essa discussão de acordo com o tema proposto). Logo, em uma sociedade globalizada, cuja mobilidade é grande e frenética (Vírgula) falar em coronavírus, isolamento social e quarentena, (Sem vírgula) possibilita dimensionar o problema e desenvolve medidas eficazes para anular a propagação da moléstia. Assim, a mídia vem noticiando (Evite o gerundismo) informações por intermédio de especialistas em imunologia, cientistas em genética e parasitologia para ajudar a sociedade e evitar fake news – notícias falsas que só atrasam (Evite construções subjetivas) soluções. (Não discute diretamente o tema. Argumentação expositiva. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, infere-se uma discussão imprescindível acerca dessa realidade, (Sem vírgula) porque tal como a pandemia da gripe espanhola em 1918 (Vírgula) e a Peste Bubônica do século 17 (Vírgula) permitiu o surgimento de novas descobertas à ciência na área da matemática e da medicina, também, em tempos atuais o cientificismo vem realizando (Evite o gerundismo) suas pesquisas e a população busca adequar-se em suas (Cuidado com a ambiguidade) casas. Então, apesar das dificuldades geradas pela pandemia, resoluções são intercaladas para vencer a monotonia, pela internet e variantes (Desenvolva a discussão com clareza)(Uso inadequado da pontuação) ausência de aula, pelas plataformas digitais e outras mudanças. (Reestruture as discussões. Argumentação expositiva)

Com base nessas considerações, constata-se uma questão de segurança pública a qual impera a necessidade pelo cuidado e medidas cautelosas para combater o coronavírus. (Bom uso de conectivos) Sendo assim, o Ministério da Saúde, por intermédio da mídia brasileira, deve criar um canal específico em horário nobre (Reveja a viabilidade dessa proposta), do qual seria exibido em intervalos em todas as emissoras informações sobre os últimos avanços da ciência, medidas de cuidado e proteção, além de proporcionar conhecimento verdadeiro, vai mudar a percepção da população sobre a ciência e sua importância ao mundo.

Comentários do corretor


Lembre-se de que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite as ideias, desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200