O difícil caminho da ciência brasileira - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
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Quando Rodrigues Alves fundou (Vírgula) em 1901 (Vírgula) o Instituto Butantã, este que hoje é um dos mais importantes centros de pesquisas biomédicas do mundo, já tinha em mente o papel fundamental da ciência no combate à doenças epidemiológicas, tendo em vista, (Sem vírgula) experiências com os casos de febre amarela e peste bubônica ocorridos em anos anteriores. (Contextualize o tema com mais clareza e apresente a tese)

Contudo, em 1919 (Vírgula) Rodrigues Alves viria a falecer de gripe espanhola pouco antes de assumir seu segundo mandato como presidente da república (Predomiância de outro tipo textual. Reelabore essa ideia)(Ideias fragmentadas) Mostrando (Evite o gerundismo) que muito ainda tinha que ser feito na melhoria da pesquisa científica no enfrentamento de novas doenças no país. (Reelabore as discussões. Apresente e articule argumentos para defender o seu ponto de vista)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Mais de um século após a gripe espanhola ter matado mais de 35 mil pessoas (Vírgula) o coronavírus chega no ao Brasil, doença que por ainda não ter tratamento ou vacina, depende de descobertas da ciência para ser combatida, esta que (Vírgula) por sua vez, mesmo após diversas crises de epidemias ao longo das décadas ainda encontra cenário pouco favorável para seu crescimento (Não compreende a estrutura do texto). Só no ano de 2019 houve congelamento de 42% no investimento em ciências e tecnologias (Vírgula) áreas que já não recebem a devida atenção do governo (Evite a subjetividade), com universidades sucateadas (Vírgula) algumas faltam recursos até para pagamento da conta de luz, neste cenário não é difícil imaginar o desafio que é as atividades universitárias. (Observe que existe a predominância de outro tipo textual. Reelabore as discussões. Melhore o encadeamento das ideias)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Apesar das dificuldades (Vírgula) as universidades brasileiras vêm desempenhando (Evite o gerundismo) trabalho crucial no combate ao vírus desenvolvendo (Evite o gerundismo) testes rápidos, respiradores e trabalhando (Evite o gerundismo) no desenvolvimento de uma vacina. Com isso, fica claro que o Governo deve investir na criação de programas de incentivo (Insira os meios. Faça o detalhamento da proposta) a pesquisa científica desde a escola (Vírgula)  inserindo (Evite o gerundismo) os jovens no meio (Desenvolva essa ideia com clareza. Ficou estranho) até o ensino superior para expansão e melhoria desta área que é tão importante e não deve ser lembrada apenas em tempos de crise.

Comentários do corretor


Senti falta de um projeto de texto que esteja relacionado tanto ao tema quanto a estrutura do tipo dissertativo-argumentativo. Reelabore as ideias, exercite os pontos em que você apresenta mais dificuldade (apontados na correção). Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200