O jogo "The Last of Us", desenvolvido pela Naughty Dog, retrata um caso de pandemia, ocasionada por um fungo, onde (Reveja pronomes relativos) uma organização não governamental reúne esforços para a deter, vemos (Evite ideia de primeira pessoa), no cenário não fictício atual, grupos de cientistas do mundo todo, fazendo (Evite o gerundismo) o possível para combater a covid-19, mal que assola a sociedade neste momento. (Problemas na progressão de sentido. Reestruture as discussões iniciais. Formule a tese)
A ciência desempenha papel fundamental no combate de qualquer enfermidade, (Sem vírgula) que venha abalar a humanidade, na presente problemática (Especifique-a. Desenvolva as discussões com clareza) estudiosos "correm contra o tempo" para conseguir diminuir as perdas humanas, vendo que o tempo é um dos fatores que não favorecem os pesquisadores, de modo integral, já que eles possuem um curto período para desenvolver maneiras de retardar a propagação da doença e conquistar uma cura. (Evite períodos longos. Delimite e articule os argumentos)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Além do tempo ser um empecilho, há também a falta de recursos e materiais para as pesquisas, no decorrer da produção de métodos e possíveis curas, a ausência da matéria-prima para obtenção dos resultados, (Sem vírgula) provém da grande procura mundial, decorrente de uma pandemia. (As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas com clareza. Evite períodos longos)
Concluído (Evite esse tipo de construção, pois fica redundante) então que a ciência atua em um papel de extrema importância, a Organização das Nações Unidas(ONU) e países não membros poderiam (Reveja o tempo verbal) se unir, para agilizar e talvez antecipar pesquisas referentes a patogenos, palpando (Evite o gerundismo. Reveja a seleção lexical) assim tempo e recursos, tendo em vista que as nações não precisariam disputar por materiais e havendo (Evite o gerundismo) o compartimento de informações. (Não apresenta uma proposta completa que resolva o problema)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com os aspectos que você tem mais dificuldade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |