A área da saúde no mundo hoje, (Melhore a construção de sentido) ocupa um lugar muito importante quando o assunto é o bem-estar da sociedade. Graças ao avanço da tecnologia e dos sistemas de saúde atuais, (Sem vírgula) é que se torna possível o diagnóstico de doenças de diversos tipos, dentre elas, as infecciosas que são capazes de alcançar um nível epidemiológico muito grande, podendo (Evite o gerundismo) levar até mesmo a uma pandemia. E quando isso acontece, é inevitável que vários continentes possam ser infectados (Vírgula) ou até mesmo o Planeta Terra (Vírgula) inteiro pode sofrer as consequências drásticas de uma contaminação em massa. (As discussões precisam ser desenvolvidas com clareza. Melhore o encadeamento de ideias. Apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) No ano de 2020, o Brasil está a lutar contra o novo coronavírus, que surgiu na cidade de Wuhan (Vírgula) na China. (Ideias fragmentadas) E vem procurando (Evite o gerundismo) métodos para tentar salvar vidas e encontrar a cura para conter o avanço da pandemia. Uma crise como essa já foi enfrentada há anos atrás (Redundância), mais especificamente em 2009, onde (Reveja pronomes relativos) se teve que trabalhar arduamente na procura de um método para eliminar o vírus da influenza A H1N1. Situações como essa(Vírgula) enfrentada antes, nos (Evite ideia de primeria pessoa) mostra a importância que tem a ciência e o investimento na área de rede de pesquisas, para que possam ser desenvolvidas vacinas e medicamentos essenciais que visem o bem-estar das pessoas. (Evite uma argumentação expositiva. Reestruture as discussões)
Um dos fatores que impossibilitam o avanço de estudos na saúde quando o assunto é o contingenciamento de doenças infecciosas como o novo Coronavírus (Reformule e desenvolva com clareza), (Sem vírgula) é a falta de disponibilização (Reveja a seleção lexical) de recursos financeiros necessários para que seja encontrada uma vacina e (Vírgula) ao mesmo tempo (Vírgula) que possa ser mantido o SUS (Sistema Único de Saúde), que é muito importante quando o assunto é atender as necessidades das pessoas de forma gratuita (Evite esse tipo de construção). A partir disso percebemos (Evite ideia de primeira pessoa) o quanto é essencial que seja ressaltada a importância que tem a ciência quando falamos (Evite ideia de primeria pessoa) sobre combates e descobrimento (Reveja a seleção lexical) de métodos necessários para tentar diminuir e conter o avanço de doenças, não só no Brasil, e sim no mundo inteiro. (Não compreende a estrutura do texto. Delimite e articule os argumentos, a fim de construir o seu ponto de vista)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) As medidas que poderiam ser tomadas diante dessa pandemia, (Sem vírgula. Evite esse tipo de construção) seria (Reveja o tempo verbal) investimento em tecnologia na área de pesquisas da saúde (Precisa estar mais detalhada), para que possam ser realizados estudos mais afundo e específicos dos agentes causadores da doença, liberação de equipamentos essenciais para proteção de trabalhadores que estão na linha de frente dessa causa, e (Vírgula) por último, atendimento de qualidade e (Vírgula) com recursos necessários no SUS para que os diagnósticos possam ser feitos com precisão. (Não apresenta uma proposta de intervenção propriamente dita, apenas esboço)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto para definir e melhorar o desenvolvimento do seu texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. Pratique a escrita focando nas suas dificuldades (muitas apontadas no texto).
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |