Ciência: Uma necessidade social - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
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Desde os primórdios da humanidade (Evite construções clihês), o ser humano busca maneiras de lidar com seu meio, seja combatendo (Evite o gerundismo) doenças, ou sobrevivendo (Evite o gerundismo) em ambientes hostis (Desenvolva com clareza). Atualmente tais práticas se tornam ainda mais necessárias, especialmente em função do terror que vem sendo causado pelo coronavírus no Brasil. (Melhore o encadeamento de ideias) Posto isso, é inquestionável a colaboração do governo quanto ao direcionamento de verba aos laboratórios, e a atuação de grandes empresas de eletrônicos na fabricação de equipamentos para combater a doença. (Desenvolva a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, o governo mais que ciente do que está prestes a enfrentar (Reformule essa ideia)(Sem vírgula) deve disponibilizar capital às áreas da ciência responsáveis pelo estudo de vírus e meios de combatê-los (Abordagem superficial), que são de extrema importância para o povo. Fato é que: uma doença viral apenas é(Reformule essa ideia) vencida quando a população está imunizada contra a mesma (Use quando houver ideia de igualdade), o que conhecido como a imunidade de rebanho. (Frases fragmentadas) Ou seja, antes de tudo é necessário a descoberta de uma vacina. Logo, é substancial a intervenção por parte do estado com incentivo da área científica. (Problemas na construção da argumentação. Reformule as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ciência não anda sozinha, é preciso também o uso da tecnologia para efetivar as descobertas. Posto isso, as grandes empresas de eletrônicos devem suprir não somente os laboratórios, mas também as necessidades hospitalares, que são principalmente os respiradores, cumprindo (Evite o gerundismo) assim sua importância para com o povo. Isso se constata quando uma vacina não pode ser tão facilmente disseminada em função de necessitar altíssima tecnologia para ser criada e manipulada, o que a torna inviável a muitos laboratórios. (Problemas no encadeamento das discussões. Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é como diria Esopo, (Uso inadequado da pontuação) “Do mesmo modo que a união traz a força, a discórdia leva a uma rápida derrota”. É preciso união em prol de um objetivo, sendo ele, (Sem vírgula) combater o Coronavírus. Isso somente será possível através de parcerias entre governo, laboratórios e empresas como Embraer, capazes de produzir equipamentos para atender hospitais e laboratórios. O sistema de saúde brasileiro deve ser visto como um meio de tratamento, e não agonia. Com parcerias, (Sem vírgula) será possível suprir demandas hospitalares, e consequentemente, (Sem vírgula) amparar a população. (Apresenta esboço de proposta de intervenção)

Comentários do corretor


É preciso apresentar a tese (na introdução), os argumentos (no desenvolvimento) e proposta de intervenção (na conclusão). Delimite e articule mais as discussões para evitar uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200