Não é só os médicos - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O cenário ao qual foi posto o mundo no século XXI, (Sem vírgula) foi fundamental para que as populações das mais diversas regiões pudessem compreender a tamanha importância de um pesquisador (Reestruture essa discussão e desenvolva com mais clareza). Profissões relacionadas à pesquisa são muito recentes (Reveja essa informação), como as profissões de, (Sem vírgula) biomédico e engenharia de biotecnologia, comparadas à outras profissões como professor. (Reestruture as duscussões iniciais e formule a tese de modo mais explícito)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Em meados do século XIV, o mundo se deparou com a ploriferação da peste bulbônica, caso tivesse ocorrido no dias atuais, com a tecnologia e o planejamento em questões de saúde (Vírgula) talvez pudessemos (Evite ideia de primeira pessoa) evitar que milhões de pessoas fossem à óbito. A semelhança dos dois casos é tão grande (Evite esse tipo de construção) que ambas eram altamente contagiosas (Vírgula) no entanto a peste tinha como hospedeiro a pulga dos ratos (Vírgula) enquanto a Covid tem como hospedeiro até mesmo o ser humano (Reelabore essa discussão e melhore a construção de sentido) tornando-se a característica mais preocupante (Vírgula) além de que o vírus se espalha pelo ar. (Problemas na progressão de sentido. Reestruture as discussões e articule os argumentos de acordo com o tema proposto)

A pesquisa no Brasil nunca foi a primeira opção, tanto que (Evite esse tipo de construção) o país não possui nenhum prêmio Nobel, com baixíssimas contribuições com a sociedade (Reveja essa discussão). Com menos da metade do seu (Cuidado com a ambiguidade) mandato o presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, promovel  (Reveja a seleção lexical) medidas que diminuiriam os investimentos nas universidades públicas, consequentemente, o investimento na pesquisa despencou mais ainda. (Não compreende a estrutura do texto. É preciso delimitar e articular os argumentos para construir o seu ponto de vista)

É fundamental a tamanha importância (Melhore a construção dessa ideia) de um profissional que atua na área da saúde realizando (Evite o gerundismo) pesquisas, a importância de seus trabalhos evitam que mais eventos como esse possam se quer infectar 0,5% das populações (Evite esse tipo de construção). Em meio a nação brasileira (Evite esse tipo de construção) é fundamental o investimento em infraestrutura e nos salários dos profissionais por meio dos cofres publicos (Reveja a viabilidade), criando (Evite o gerundismo) verbas e investimentos na área. (A proposta de intervenção está limitada)

Comentários do corretor


É preciso apresentar a tese (na introdução), argumentos que sustentem a tese (no desenvolvimento) e a proposta de intervenção (no parágrafo de conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200