Desde 1685, com o surto da febre amarela, a ciência brasileira luta contra epidemias e surtos de doenças que acometem sociedade (Desenvolva melhor essa discussão). (Frases fragmentadas) E mais uma vez com a pandemia do covid-19 (Vírgula) o novo corona vírus coronavírus, a ciência combate com os médicos (Melhore a construção de sentido) na linha de frente para elidir o vírus que atinge a marca de mais de 81 mil mortos. (Apresente a tese)
É de suma importância a ciência para toda a sociedade, além de lutar contra o vírus (Vírgula) a ciência possibilita avanços em vários âmbitos (Especifique-os). Com frequência, comenta-se que os cientistas buscaram de guisa (Reveja a seleção lexical) incansável, o genoma do vírus, a informação que ele passa hereditariamente, (Melhore o encadeamento das discussões) isso comprova a eminência da atuação dos cientistas, e seguem em busca da cura para o corona vírus. (Argumentos expositivos)
Por tanto (Portanto) ao se averiguar o investimento público na ciência brasileira, depreende-se que a sobejos (Reveja a seleção lexical) problemas que atravancam o avanço científico no Brasil, como o corte dos investimentos supracitados (Essa discussão não foi desenvolvida ao longo do texto), barreiras alfandegárias à importação de reagentes entre outros problemas. (Argumentos expositivos)
É de suma importância que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação (MCTIC) reaveja todos os problemas citados a cima acima para melhor desenvolvimento de pesquisas contra o covid-19 e quais quer quaisquer tipos de ameaças futuras à sociedade brasileira (Melhore a construção dessa ideia), liberando (Evite o gerunsimo) a entrada de reagentes na alfândega, liberar investimentos para manter pesquisas e cientistas brilhantes no Brasil (Reveja a viabilidade da proposta apresentada). Afim (Frases fragmentadas) A fim de resolver todos os problemas dos centros e institutos de pesquisa, prevenindo (Evite o gerundismo) assim a vida da sociedade brasileira em relação a riscos e a vida desses ilustres profissionais.
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto, pois você não apresenta tese, tampouco articula os argumentos para sustentar o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |