Faz mais medos para os idosos - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
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Atualmente, o mundo está sofrendo (Evite o gerundismo) com o surto do novo coronavírus. Isso está causando (Evite o gerundismo) grandes problemas para muitas pessoas, entre eles a preocupação na busca de uma cura e o medo de uma crise global. (Desenvolva as discussões iniciais e apresente a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, o rápido avanço desse coronavírus (Evite esse tipo de construção), chamado "covid 19", está deixando (Evite o gerundismo) todo mundo em alerta. Ademais (Bom uso de conectivo), o pouco conhecimento sobre ele provoca uma grave dificuldade de criar um medicamento capaz de combatê-lo, levando (Evite o gerundismo) muitos indivíduos à óbito. Tal situação pode ser comparada com a do livro de Albert Camus " A peste" onde (Reveja pronomes relativos) segundo conto (Problemas na construção de sentido), provocou a morte de várias pessoas. Nesse sentido, cientistas do mundo inteiro estão correndo (Evite o gerundismo) contra o tempo em busca de um remédio capaz de combater a covid 19. (Argumentação expositiva)

Assim sendo, se faz necessário que a OMS (Organização da Saúde Mundial) (Vírgula) juntamente com os governantes de cada país, a criação de campanhas de orientação a população sobre os riscos e os cuidados que deve ser tomados, como lavar bem as mãos, usar álcool em gel, evitar lugares com grande quantidade de pessoas etc. Isso deve ser feito sobretudo em lugares onde têm idosos que tem  (Substitua) os organismos mais frágeis no contágio do coronavírus, além de orientar a população sem risco sobre a importância de terem que trabalhar, pois sem o trabalho de mais da metade da população mundial o planeta encarará uma nova crise. Caso contrário,o planeta não terá óbitos apenas pelo coronavírus (Vírgula) mas mais por fome também. (Não apresenta proposta de intervenção diretamente ligada ao tema, pois apenas articula de medidas que já estão sendo tomadas. Reveja a viabilidade da proposta)

Comentários do corretor


Desenvolva, delimite e articule as discussões de acordo com a estrutura do texto. Apresentar a tese é fundamental para elaborar os argumentos no desenvolvimento. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200