As novas descobertas na ciência - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
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“A vida sem ciência é uma espécie de morte’’, essa frase dita pelo filósofo grego Sócrates nos (Evite ideia de primeira pessoa) reflete que, (Sem vírgula) a falta de importância à ciência leva à morte de muitas pessoas, pois é com ela e com seus avanços que temos (Evite ideia de primeira pessoa) melhorias na astronomia, tecnologia, saneamento básico, química, educação em geral, nas informações que temos (Evite ideia de primeira pessoa) no dia-a-dia (dia a dia), e principalmente na área da saúde. (Não há contextualização do tema. Não apresenta a tese)

A falta de recursos para essa cognição (Reveja a seleção lexical) prejudica na construção de novas escolas sobre o assunto, na melhoria de termos educacionais já citados acima (Evite esse tipo de construção), na importância de ações políticas, (Sem vírgula) na rede de pesquisa pública que todos os brasileiros têm o direito de ter, conforme está escrita na lei nº 12.527/2011 (Reformule essa ideia), e na região da saúde pública (como na produção de vacinas e no estabelecimento de hospitais). (Problemas na construção de sentido. Argumentação expositiva)

Mas essa crise na ciência não se deve apenas pelo fato de corte de verbas, mas também de uma visão estratégica e de uma política de Estado (Essa discussão está confusa. Reformule essa ideia) que compreenda a necessidade de aumentar os investimentos no setor para assegurar a competitividade e promover o desenvolvimento econômico e social do país. (Evite períodos longos, pois pode prejudicar o desenvolvimento das discussões)

“Os investimentos federais em ciência no Brasil nos últimos anos vêm despencando em queda livre, independentemente do governo”, disse Helena Nader, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (Vírgula) e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nessa categoria de despesas estão incluídos os setores de educação, saúde, defesa e ciência e tecnologia. “[O baixo investimento em ciência e tecnologia] representa uma opção do Estado brasileiro”, avaliou Nader. (Não compreende a estrutura do texto. Apenas expõe fatos)

Contudo, a ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, ela é importante na nossa (Evite ideia de primeira pessoa) vida pois nos (Evite ideia de primeira pessoa) ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através dela muitas doenças foram eliminadas, (um exemplo disso foi a Influenza A subtipo H1N1), e é com novas descobertas e avanços na área que cientistas e a população podem erradicar pandemias(Problemas na construção de sentido. Não compreende a estrutura do texto)

O contributo (Reveja a seleção lexical) desta compreensão para a sociedade é inquestionável, (Sem vírgula) na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando (Evite o gerundismo) a qualidade de vida das populações e enriquecendo (Evite o gerundismo) as sociedades intelectual e culturalmente.

Uma forma de contribuir com este entendimento é o Governo aumentar o dinheiro enviado para laboratórios, universidades e campus, para acelerar o processo de novas descobertas, de novos avanços para a erradicação (Reveja a seleção lexical) de doenças, e produção de vacinas. (Não apresenta proposta de intervenção, apenas esboço)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Além disso, o texto tem de apresentar a tese e os argumentos que vão ilustrar o seu ponto de vista acerca do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200