No ano de 2009 houve a pandemia do H1N1, também chamado de Gripe Suína, que provocou 18 mil mortes no mundo todo, atingindo (Evite o gerundismo) pessoas de todas as faixas etárias e em ótimas condições de saúde. (Bom uso de conectivo) Porém, com a criação de vacinas e medicamentos, esse quadro minimizou-se, sendo um grande avanço contra o H1N1. Em paralelo à situação atual, com a pandemia de coronavírus, a ciência continua desenvolvendo (Reveja a seleção lexical) uma importante função no combate à doenças, com estudos e pesquisas, mostrando (Evite o gerundismo) a extrema importância desse setor na sociedade e como investimentos e recursos ajudam na luta contra pandemias (Perfeito. Apresenta a tese).
Em meio à pandemia de COVID-19, os pesquisadores em universidades denotam um papel relevante, como por exemplo os do Instituto Lutz (Vírgula) da Universidade de São Paulo (Apresente a sigla), em parceria com a Universidade de Oxford, que sequenciaram o genoma do vírus em 48 horas, trazendo (Evite o gerundismo) mais informações a respeito da doença e mostrando (Evite o gerundismo) como educação e ciência estão atrelados na elaboração e a apresentação de dados científicos. (Não apresenta argumentos para "aprofundar" a tese. Argumentos expositivos)
A ciência está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma nação, pois quanto maior o número de pesquisas e estudos (Seja mais especifico para tratar dessa proposição), mais há produção de conhecimento (Desenvolva um pouco mais essa ideia), o que favorece todos os setores da sociedade, visto que o saber ocasiona em mais educação, e logo, mais condições para o desenvolvimento de fármacos, o que gera mais qualidade de vida para a população. (Argumentação expositiva. Não apresenta uma reflexão "mais profunda")
Na pandemia de H1N1, as vacinas e medicamentos foram pertinentes contra a doença, assim como são agora. Portanto, o Governo Federal deve trabalhar para que haja a desburocratização mais rápida na liberação e testes desses remédios, com a implantação de medidas emergenciais (Especifique-as). Ademais, deve também fazer investimentos nas áreas de pesquisa científica, com mais recursos e equipamentos que facilitarão os estudos. E, por fim, deve oferecer bolsas de iniciação científica, para que a ciência possa continuar progredindo com novos talentos. (Apresenta proposta, ainda que sem detalhamento)
Comentários do corretor
É essencial apresentar e articular os argumentos apresentados no desenvolvimento para sustentar a sua tese. Tenha isso sempre em mente, pois é essencial para um texto coerente. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |