A ciência brasileira e o coronavírus. - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 03/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O novo coronavírus, que surgiu na China no final do ano de 2019 (Vírgula) e espalhou-se para todos os continentes, causando (Evite o gerundismo) uma pandemia, acabou mostrando (Evite o gerundismo) a grande importância da ciência para a sociedade, pois foi nesse momento, como também no surgimento de outros vírus, que os cientistas do mundo todos se engajaram em busca de um tratamento eficaz e de uma vacina para o novo vírus. (Percebi um problema no encadeamento das ideias. Além disso, não apresenta a tese)

O Brasil abriga centros de pesquisa renomados, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Adolfo Lutz, entre outros, que em meio a pandemia têm ganhado destaque, (Sem vírgula) com o genoma do vírus sequenciado em tempo recorde e as pesquisas em busca do tratamento e vacina. (Problema no encadeamento das discussões. Reformule as ideias apresentadas e articule mais os argumentos)

É importante citar também os Institutos Federais, (Sem vírgula) que formam cientistas em todo o Brasil e seus laboratórios que foram utilizados para a fabricação de álcool em gel, produto de grande importância para a higiene e combate a contaminação pelo vírus. (Problemas no encadeamento das discussões)

Apesar da grande capacidade científica do país, a ciência brasileira ainda é muito desvalorizada perante as autoridades, com poucos recursos sendo repassados pelo Estado (Argumento pouco explorado), a pesquisa acaba sendo limitada. (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Mediante os fatos expostos, é imprescindível que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) reúna esforços com o Ministério da Saúde (MS), ministrado pelo médico Luiz Henrique Mandetta e o Ministério da Economia, para que comecem a ser repassados mais fundos a este setor que é de grande relevância para a saúde de toda a população Brasileira. (Apresenta apenas um esboço de proposta de intervenção. Desenvolva de modo detalhado)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas para sustentar a tese (a qual não foi apresentada no parágrafo de introdução) ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200