A Ciência Contra as Epidemias - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 03/04/2020

Status:

Corrigida
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A ciência proporcionou, historicamente, avanços gigantescos nos mais variados setores da sociedade, a qual nos tempos atuais não apenas usa o conhecimento científico (Vírgula) como é dependente dele para o desenvolvimento (no sentido mais amplo da palavra) de toda a sua estrutura. Notoriamente, a saúde, como uma parte importante da organização humana, é profundamente atingida (Reveja a seleção lexical) pelas realizações científicas (Vírgula) ou pela ausência delas. Nos últimos anos, porém, têm se tornado populares ideias propagadoras de um anti-cientificismo que, principalmente em momentos de crise global, se revela ameaçador para a toda a conjuntura social (Boa elaboração de tese). É necessário reforçar o papel que a ciência tem na saúde mundial (Vírgula) e que ela é a chave para erradicar o coronavírus, a mais alarmante pandemia do século XXI.. (Uso equivocado da pontuação)

Epidemias não são algo novo no mundo. Temos (Evite ideia de primeira pessoa) registros de crises epidêmicas desde as mais arcaicas sociedades (Vírgula) e por diversas vezes na história tais crises tiveram um papel protagonista no desencadeamento de eventos que modificariam o mundo (Essa ideia precisa ser mais articulada). É o caso da peste negra, da gripe espanhola, de epidemias de malária e da febre amarela. A rápida propagação de cada uma dessas doenças deveu-se (Reveja a seleção lexical) à ausência de conhecimento científico (Reveja e reestruture essa discussão) que a humanidade tinha, gerando (Evite o gerundismo) uma dificuldade na prevenção, (Sem vírgula) no tratamento e no controle das enfermidades. Afortunadamente, o surgimento do método científico (Vírgula) no século XVII (Vírgula) e seu desenvolvimento e popularização nos seguintes séculos foram capazes de determinar as causas das doenças e combatê-las. Como consequência disso, a humanidade conseguiu erradicar doenças com um enorme potencial letal, a exemplo da varíola.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, percebe-se que têm ganhado força convicções de que a religião ou determinado pensamento filosófico devem substituir o método científico para o combate à doenças (Boa retomada da tese). Esse pensamento é perigoso, pois pode aumentar drasticamente as vítimas e o alcance das epidemias. Uma exemplificação disso foi o recente impacto que o COVID-19 teve na Coréia do Sul, onde foi descoberto que membros de um grupo religioso (Vírgula) que defendia o tratamento espiritual em detrimento do científico (Vírgula) foram os principais propagadores da doença (Essa discussão precisa ser desenvolvida com mais clareza). Inclusive, o vírus em indivíduos que não faziam parte do grupo foi por diversas vezes traçado sendo originário dos praticantes religiosos (Discussão superficial. Reformule-a).

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista esses pontos, devemos (Evite ideia de primeira pessoa) defender o estudo científico da saúde. Cabe também ao Estado financiar a pesquisa científica, pois o setor privado utiliza-se dela na maioria das vezes como forma de lucro e não visando (Evite o gerundismo) a saúde de todos os indivíduos da sociedade (Cuidado com esse tipo de afirmação. Reformule e desenvolva a proposta com mais clareza). Além disso, é necessário coibir manifestações religiosas (Reestruture essa ideia) anti-cientificas que possam disseminar ideologias inverídicas que prejudiquem a saúde pública. Para tal, é necessário haver uma conscientização popular sobre a importância da ciência, e esta conscientização deve começar pela educação. (A proposta de intervenção não foi desenvolvida com clareza)

Comentários do corretor


Embora as discussões estejam pertinentes ao tema e a tese apresentada, é preciso articular mais as ideias ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar uma abordagem, em alguns momentos, "superficial". Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200