coronavirus: a importância da ciência para a sociedade - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 03/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No século XVI, a Europa presenciou uma das maiores pandemias da história, que ficou conhecida como ''Peste Negra"', e dizimou cerca de um terço da população local. No contexto contemporâneo, uma pandemia ainda pode ser considerada uma ameaça para a humanidade,, (Uso equivocado da pontuação) visto que os poucos investimentos na ciência pode comprometer a saúde humana (Discussão pertinente, no entanto precisa melhorar a construção de sentido), (Sem vírgula) e tornar caótico, (Sem vírgula) o cenário político-econômico mundial. Logo, é necessário resolver essa inercial problemática. (Boa contextualização do tema e elaboração de tese, no entanto é preciso melhorar a progressçao de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale ressaltar a ilegitimidade dos órgãos governamentais (Cuidado com discussões taxativas) mediante aos os investimentos na área científica. No poema ''No Meio do Caminho'', de Carlos Drummond de Andrade (Vírgula) são mencionadas repetidamente pedras no decorrer dos versos, as quais podem ser consideradas obstáculos para o avanço da sociedade. De maneira análoga, infelizmente, há o descaso público-administrativo na busca por curas de doenças e de vírus (Reformule essa ideia, pois está muito taxativa), estes que têm preocupado o sistema público de saúde com um grande número de pessoas infectadas pelo covid-19, no cenário atual. (Senti falta de uma argumentação mais "profunda" sobre "os poucos investimentos na ciência pode compremeter a saúde humana")

"É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade", disse o filósofo Immanuel kant. Sob esta perspectiva, percebe-se que a educação é de fundamental importância para o presente e futuro,por agir como solução mais ágil de problemas, como esse (Especifique. Ideia não apresentada para que fosse retomada). Ademais, as relações internacionais podem ser afetadas e ocasionar crises financeiras, por abalar o mercado, por falta de mão de obra e/ou recursos. (Reestruture e desenvolva as discussões com clareza)

É imprescindível, portanto, que medidas devem (Reveja o verbo) ser tomadas. Sendo assim, os Governos mundiais devem promover iniciativas que financiem as pesquisas e desenvolvam vacinas de forma mais eficaz (Reveja essa proposta). Além disso. (Uso equivocado da pontuação) o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, como um conselho importante na sociedade (Reformule essa ideia), deve investir nas instituições de pesquisas, por meio de propostas ao Governo Federal do Brasil (Esse elemento da proposta precisa ser desenvolvido com mais clareza), com o objetivo de avanços científicos no território nacional. Dessa forma, espera-se alcançar uma civilização integrada. (A proposta de intervenção deve ser apresentada com clareza)

Comentários do corretor


Senti falta de um projeto de texto para melhorar a progressão da argumentação. Articule mais as ideias que são apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200