Corona vírus: a importância da ciência para a sociedade. - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 02/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo corona vírus coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (Desenvolva essa ideia com mais clareza). Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e dificuldade em respirar. A transmissão é feita ao espirrar ou tossir, pois essas gotículas (Quais? Reestruture essa ideia) podem ser inaladas ou atingir a boca, nariz ou olhos de pessoas em contato próximo. O aparecimento dos sintomas ocorre de 2 a 14 dias após o contágio. (Não trata do tema proposto. Reformule e apresente a tese)

Todo o planeta tem de se mobilizado para conter a pandemia do corona vírus coronavírus (covid-19). Uma pandemia é um termo utilizado para designar quando uma doença infecciosa se torna uma ameaça em uma grande região, seja ela um continente ou todo o planeta. (Apenas expõe, não argumenta)

Em 2009 houve uma pandemia de gripe A(H1N1) (Reestruture a formatação do texto), de uma variante de gripe suína (Vírgula) cujos primeiros casos ocorreram no México. Essa pandemia ocorreu em abril de 2009, tendo fim em 10 de agosto de 2009 (Vírgula) deixando 18.036 mortos e 700 milhões-1,4 bilhões de casos. (Apenas expõe, não argumenta)

Para conter a pandemia do Covid-19, a orientação do atual governo foi deixar toda a população em quarentena para evitar a propagação do vírus (Não compreende a estrutura do texto). Também foi dada a ordem de utilizar álcool em gel para desinfectar as mãos caso tenha contato com o mundo externo. Essa ordem foi dada porquê porque a maior fonte de contágio está sendo pelas mãos e espirros. (É preciso desenvolver os argumentos de acordo com o tema proposto e a estrutura do texto)

Ainda não há vacinas contra a Covid-19, porém está sendo desenvolvida pela ciência em várias partes do mundo. Para prevenir o contágio, (Sem vírgula) foram distribuídas vacinas contra gripe para o grupo de risco (Vírgula) que são idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e asma. (Não apresenta a proposta de intervenção que atende ao tema proposto)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto. Articule os argumentos, de modo a evitar uma argumentação expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200