Belicismo científico - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 01/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No famoso Anime "Naruto",  (Sem vírgula) o personagem antagonista Orochimaru, a partir de seus numerosos experimentos científicos, consegue desenvolver uma técnica que lhe permite tornar-se imortal, e que, posteriormente, lhe ajuda a restaurar seus braços, antes necrosados (Melhore o desenvolvimento das ideias, pois parece que ficou incompleta). De maneira análoga à animação japonesa, destaca-se a importância da ciência como algo imprescindível na manutenção da vida humana (Essa discussão precisa estar melhor relacionada ao fato apresentado. Reveja elementos capazes de garantir a coesão e a coerência no seu texto), sendo oportuno analisar as intempéries que se opoem ao seu desenvolvimento pleno (Especifique quais. A tese tem de estar clara), no âmbito social brasileiro.

De acordo com o escritor britânico, (Sem vírgula) Oscar Wilde, (Sem vírgula)  "a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação". Evidenciando (Evite o gerundismo) o supracitado, salienta-se o desempenho fundamental dos profissionais da área da saúde no século XX, que criaram uma forma de combater a pandemia de gripe espanhola coletando (Evite o gerundismo) o plasma contendo (Evite o gerundismo) anticorpos de indivíduos que haviam adquirido imunidade contra a doença, e injetando-o no organismo de pacientes que haviam contraído o vírus (Argumentação expositiva). Entretanto, nos últimos anos, cientistas e pesquisadores têm enfrentado dificuldades devido à falta de investimento em pesquisa (Apresente fatos que evidenciem essa ideia), que impede que (Reveja pronomes relativos para evitar o queísmo) sejam feitos avanços significativos no aprimoramento de tratamentos e na descorberta da cura de doenças como o câncer. (Delimite as discussões e desenvolva os argumentos apresentados)

(Boa estratégia coesiva) Adicionalmente, há fatores que obstaculizam a resolução do impasse. Os recentes contingenciamentos de verbas destinadas à pesquisa científica (Essa discussão não foi apresentada ao longo do texto. Precisa ser desenvolvida), realizados pelo Governo Federal, têm contribuído para que pesquisadores trabalhem de forma limitada e, muitas vezes, improdutiva (Achismo. Reestruture a ideia desse argumento). Ademais, tais reduções de recursos mostram-se ainda mais graves em face do atual cenário de pandemia vivido pela comunidade internacional, inclusive pelo Brasil, que requer ações complementares (Especifique) às medidas preventivas já tomadas, (Sem vírgula) de incentivo à higiene pessoal e isolamento social.

É urgente, portanto, o emprego de medidas que atenuem o problema. Cabe ao Executivo destinar valores excedentes de outros setores da sociedade ao campo científico (Reestruture o modo do desenvolvimento da proposta), priorizando-o acima de outros campos menos essenciais (Reveja essa ideia), possibilando possibilitando (Evite o gerundismo) a produção de uma vacina contra o novo coronavírus em caráter emergencial (Melhore a construção de sentido). Complementarmente, as autoridades de saúde locais, mediante a imprensa, devem continuar mantendo (Evite o gerundismo) a sociedade informada sobre a forma correta de higienizar as mãos, bem como outras ações de proteção (Reformule esse elemento da proposta). Dessa forma, fazer-se-á com que se atravesse tal epidemia global com uma menor taxa de mortalidade, e que o Brasil se torne referência em produção científica, pois, consoante ao pensamento do roteirista Charles Chaplin, (Sem vírgula) "a persistência é o caminho do êxito." (Reelabore os elementos da proposta. Desenvolva de modo detalhado)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas para evitar uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200