Por que o investimentos na área científica poderia mudar o numeroso índice de casos de uma pandemia no Brasil? Uma vez que, (Sem vírgula) a proteção e o conhecimento de situações semelhantes fossem premeditadas. (As discussões iniciais e a tese precisam ser desenvolvidas com clareza)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A consciência da existência de ameaças virais e infecciosas anteriores, (Sem vírgula) poderia (Reveja o tempo verbal) ajudar no combate de situações epidêmicas futuras, já que haveria (Reveja o tempo verbal) uma noção mais transparente proeminente de contágios análogos (Reestruture essa ideia. A discussão não está clara). Dito isso, o emprego monetário no setor científico, (Sem vírgula) não se refere apenas à um pré-conhecimento das devidas situações, mas também, (Sem vírgula) ao procedimento padrão para a prevenção de retorno e uma pandemia, a vacina (Construção confusa). (Frases fragmentadas) Buscando (Evite o gerundismo) a possível erradicação de pragas altamente contagiosas. (Reestruture e desenvolva as ideias com clareza)
Ademais a criação dos medicamentos, resultantes de uma profunda pesquisa sobre os patógenos, irá servir como forma de tratamento para o paciente infectado, visando (Evite o gerundismo) sua cura. Paralelamente, a criação de vacinas e campanhas de vacinação, originárias desse estudo científico, agirá como uma forte aliada no combate contra as pandemias ainda não erradicadas e, futuras (Problemas na construção de sentido). (As discussões precisam ser delimitadas e articuladas)
(A ideia desse parágrafo não se relaciona com precisão aos parágrafos anteriores) De acordo Organização Mundial da Saúde (OMS), pandemias são doenças infecciosas que se espalham de forma rápida e brutal, de modo em que esta possa atingir a tudo e a todos ao mesmo tempo. Quando há um conflito entre cientistas despreparados (Vírgula) e algo que não se conhece, pode haver 50% de chances (Vírgula) ou mais, para que a doença seja extinguida ou não, ou seja, quando a prévia é inexistente, (Sem vírgula) se torna impossível saber o quanto, (Sem vírgula) ou quem ela atingirá. Em intermédio à a uma anarquia o que mais se instala é o medo, vigente às ambiguidades anunciadas pelo meio tecnológico para as aglomerações sociais, isso que, pode ser fruto resultante das más informações obtidas com o tempo, por falta de investimento no setor científico e educacional. (Predominância da tipologia narrativa. Reformule essa discussão)
Sendo assim, é conspícua (Palavras menos "conhecidas" não garante nota máxima. Desenvolva o texto com um léxico mais acessível) a relevância das riquezas inseridas no âmbito técnico, profissional, informacional e acadêmico. (Ideias fragmentadas) Pois, (Sem vírgula) esses tornam possíveis as descobertas que ocasionam mudanças na sociedade (Vírgula) proporcionando (Evite o gerundismo) na maioria das vezes soluções para arrepelar enfermidades existentes na comunidade. (Não apresenta proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, pois a abordagem do tema está focada no senso comum. Reveja a estrutura do texto e melhore a coesão entre os parágrafos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |