O real problema - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a adolescência corresponde ao período de vida entre 10 e 19 anos, onde  (Reveja pronomes relativos) o corpo começa a demonstrar mudanças e o indivíduo pode começar sua vida sexual. (Reelabore e desenvolva as discussões iniciais)

Apesar da grande quantidade de informações sobre sexualidade e métodos anticoncepcionais (Reelabore essa discussão) as adolescentes continuam engravidando, o que gera implicações sociais, psíquicas e econômicas. Sociais pois abandonam os estudos, psíquicas pois muitas não possuem a condição mental de cuidar de um filho e econômicas pois têm a preparação para mais um gasto na sua vida, como disse Isaac Newton – “Toda ação tem uma reação”. (Abordagem superficial do tema proposto)

A deficiência dos serviços de saúde (Reelabore essa construção) pode ser apontada como outro fator relevante com relação a não utilização dos métodos contraceptivos, é associado principalmente ao acesso à informação e a escolaridade precária de tais adolescentes aonde também os hábitos culturais vêm a ser creditados. (Problemas na construção de sentido. Abordagem superficial do tema proposto)

Dentre os fatores apresentados também é presente a classe social, onde em regiões mais precárias tal como, norte e nordestes, a falta de acesso à informação em conjunção com o índice demográfico dessas áreas também causam grande taxa de gravidez precoce  (Reelabore essa construção) diminuindo mais ainda o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região, tendo maior necessidade de projetos sociais para a conscientização, matérias escolares, acesso à informação e adaptação de inúmeros pontos de saúde já existentes. (Reelabore as discussões apresentadas)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200