As causas da gravidez precoce - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro "Simplesmente acontece" retrata a história de Rosie, que engravida na adolescência, (Sem vírgula) logo após concluir o Ensino Médio, vendo assim seus planos para o futuro mudarem drasticamente (Melhore a construção de sentido). Fora da ficção, essa é uma realidade no Brasil, onde  (Reveja pronomes relativos) a gravidez precoce é um fenômeno comum. Dessa forma, é necessário analisar as causas que contribuem para o problema da gravidez precoce, a fim de pensar em possíveis soluções. (As ideias apresentadas nesse parágrafo precisam estar mais articuladas, de modo a garantir a progressão de sentido)

Primeiramente, é válido ressaltar que a falta de informação afeta diretamente a vida desses jovens. Por questões culturais, a sexualidade ainda é um tabu (Reelabore essa ideia). No Brasil, são quase inexistentes conversas sobre sexo e anticoncepcionais, tanto no ambiente familiar quanto no escolar (Discussão superficial). A ausência de diálogo faz com que os jovens permaneçam ignorantes no assunto e se reproduzam sem ter a responsabilidade e a estabilidade necessárias para tal função. (Reelabore as discussões apresentadas. Abordagem superficial)

Em segundo lugar, é importante evidenciar a falta de perspectiva dos jovens brasileiros atualmente. Desesperançosos, desejando fazer parte de um grupo, sem sonhos e sem planos para o futuro, o adolescente sente a necessidade de se render aos prazeres imediatos sem pensar nas graves consequências dos seus atos, levando-os a uma gravidez não planejada. (Evite esse tipo de construção. Reelabore as discussões)

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O MEC (Desenvolva a sigla) juntamente com a Secretaria de Saúde devem promover palestras sobre prevenção à gravidez, e tornar a educação sexual uma disciplina escolar obrigatória. Além disso, o MEC pode criar um projeto onde os adolescentes pudessem traçar planos para o futuro, fazendo com que refletissem sobre os impactos de suas ações. Dessa forma, os adolescentes brasileiros poderiam ter uma juventude diferente da realidade da personagem Rosie. (Reelabore e articule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


A discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200