O Problema da Gravidez Precoce - Banco de redações


Gravidez precoce: um problema?

Enviada em: 20/02/2020

Status:

Corrigida
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Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), quando  quanto mais pessoas têm informação sobre o tema (Que tema?), mais tarde iniciam sua vida sexual. Sendo assim, evitam a gravidez precoce, que além de afetar o emocional dos envolvidos, afetam também a socioeconomia. (Reelabore as discussões inciais, pois estão superficiais)

Ademais, a gravidez precoce é um problema de saúde pública, por muitas vezes o corpo da adolescente não está  estar preparado para gerar outra vida (Melhore a construção dessa ideia). Logo, gera riscos à gestante, tanto físico, como emocional, pela opressão da sociedade com este delicado assunto, com medo de contar aos seus pais, por exemplo, podendo até levar ao suicídio como forma de solução, abortos clandestinos, entre outros (Reestruture essa discussão). Além disso, o bebê também pode ser afetado, como muitas adolescentes escodem de seus pais não fazem o pré-natal corretamente. (Problemas na construção de sentido. Reelabore as discussões apresentadas)

Certamente, terá impacto socioeconômico, pois as adolescentes param de ir à escola, não terminando-a (Vírgula) e consequentemente irá  irão apresentar dificuldades de conseguir um emprego. Portanto, gerará um ciclo que se repetirá na próxima geração, onde  (Reveja pronomes relativos) um dos motivos da gravidez precoce é baixa escolaridade, baixa renda, dificuldade à acessos contraceptivos (Reelabore) e uma tentativa de mudança de vida, como o desejo precoce de ser mãe. (As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas)

Em suma, a gravidez precoce é um problema e deverá ser solucionado. Com grande envolvimento das escolas, com a inclusão da disciplina educação sexual, onde tratará sobre os métodos contraceptivos, abordando temas relacionados, “cada um tem seu tempo”, por exemplo (Problemas na construção de sentido). Ainda mais, implementando psicólogos e aumentando a relação com a família nas escolas, com palestras. Por fim, o apoio da mídia e profissionais da saúde para disseminar a informação, pois a esta é essencial para a solução do mesmo (Use quando houver ideia de igualdade).

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas, pois a abordagem do tema proposto está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200